CoronaVac não poderá mais ser usada se não conseguir registro definitivo em até um ano

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que se a CoronaVac não conseguir o registro definitivo em até um ano, ela não poderá mais ser utilizada no país como vacina contra a Covid-19.  

A decisão afeta também outros produtos contra a Covid-19 que tenham recebido autorização emergencial durante a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). Atualmente, a CoronaVac é a única vacina que ainda não possui registro definitivo, Fiocruz/AstraZeneca, Pfizer e Janssen já receberam a autorização definitiva.  

“O principal objetivo da medida é de não impactar o fornecimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19 à população brasileira. A revisão foi necessária já que, em decorrência do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarada pelo Ministério da Saúde, pela Portaria 913/2022, as AUEs [autorizações de uso emergencial] perderiam automaticamente a sua validade”, explica a Anvisa em nota. 

CoronaVac não poderá mais ser usada se não conseguir registro definitivo em até um ano. Imagem: Rafael Serathiuk/Shutterstock

Saiba para quem é recomendada a quarta dose da vacina contra Covid-19, segundo a OMS 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 deve ser direcionada apenas para idosos e pessoas imunocomprometidas, aquelas que possuem o sistema imunológico comprometido.   

“Não há dados específicos que justifiquem recomendar a quarta dose de forma mais ampla”, contou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, em entrevista coletiva.   

Leia também!

Covid-19: Kim Jong-un admite seis mortes e anuncia lockdown na Coreia do NorteAnvisa libera serviço de bordo em voos, mas mantém obrigatoriedade das máscarasPesquisadores identificam nova subvariante da Ômicron no Brasil

“Sabemos que em alguns grupos a imunidade diminui rapidamente. Se você é mais velho ou tem uma doença que afeta o sistema imunológico, se está em tratamento de tireoide, usa medicação contra o câncer ou tem diabetes grave, então o sistema imunológico não responde bem e uma quarta dose pode ajudar”, aconselhou Swaminathan.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post CoronaVac não poderá mais ser usada se não conseguir registro definitivo em até um ano apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Suporte do Galaxy S20 FE está prestes acabar, conforme cronograma da Samsung

Lua hoje: confira a fase da Lua nesta terça-feira 28/10/2025

Motorola Edge 50 Neo: smartphone 5G está saindo a um preço especial