Corredor polar despenca temperatura no início de novembro

Já guardou os cobertores e colocou as roupas de frio no fundo do armário? Pode ser necessário pegar tudo de novo. Mas, logo no fim de outubro e início de novembro? Pois é. Parece que o tempo vai virar nos próximos dias, trazendo um clima típico de inverno em plena primavera. É o que preveem os serviços meteorológicos, com base nas observações de um fenômeno vindo do continente antártico em direção à América do Sul.

Mapa indica como a Oscilação Antártica deve provocar quedas de temperatura no Centro-Sul do Brasil. Imagem: MetSul

Chamado de Oscilação Antártica ou Modo Anular Sul, o evento abre um extenso corredor polar que promete derrubar as temperaturas também na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Segundo o serviço meteorológico MetSul, essa é uma das principais variáveis climáticas abaixo do equador, tanto para chuva quanto para temperaturas, e ocorre em duas fases: a positiva e a negativa. Na positiva, o cinturão de vento que se forma na Antártica fica mais intenso e próximo ao Polo Sul. Na negativa, esse cinturão se enfraquece e se desloca em sentido norte. É este movimento que faz com que fique mais frio nas regiões citadas.

“O mesmo padrão foi observado em meados de junho deste ano, o que trouxe alta frequência de dias frios no mês, que foi o mais frio de 2022 no Sul do Brasil. Agora, os modelos indicam que neste final de outubro, a Oscilação Antártica sofrerá uma forte queda, ou seja, vai se abrir, ou melhor, ficará escancarado o corredor que favorece o avanço do ar polar”, informa o boletim do MetSul.

A fase negativa do fenômeno favorece a formação de ciclones extratropicais, que tendem a ocorrer mais perto da região Sul do Brasil, como o que foi observado no início deste mês, conforme noticiado pelo Olhar Digital. A previsão é de que esse frio intenso chegue acompanhado de um centro de baixa pressão, o que pode dar origem a um desses ciclones até o início da próxima semana.

Leia mais:

Frio e fome: entenda por que o apetite aumenta em temperaturas mais baixasEsfriou na sua cidade? Veja como usar o aplicativo de clima no seu celularEntenda como a sensação térmica é calculada

Segundo os meteorologistas, a massa de ar frio tem chances de atingir estados da região central do Brasil, com possibilidade de chegar ao sul da região amazônica, levando a temperaturas completamente anômalas para esta época do ano nesses locais.

“Apesar de muitos anos terem frio tardio na primavera, e mesmo geada não ser incomum em novembro em locais de maior altitude no sul do Brasil, esta incursão de ar frio, pelos dados dos modelos, excede a força que normalmente se observa em pulsos de ar frio tardio em novembro”, alertam.

Para São Paulo, além de frio, também estão previstas chuvas nesse fim de semana. Imagem: max.ku – Shutterstock

Em São Paulo, outubro deve terminar com temporais, de acordo com o Climatempo. Áreas de instabilidade vindas do Mato Grosso devem chegar ao oeste e noroeste paulista, tendendo a se espalhar mais ao longo desta sexta-feira (28) e provocando chuva forte em diversas regiões.

“No fim de semana (29 e 30), a presença de nuvens carregadas sobre São Paulo estimula as condições para chuva. No domingo de eleições, há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde”, diz a plataforma.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Corredor polar despenca temperatura no início de novembro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais são os SUVs compactos mais potentes do Brasil?

Mounjaro terá doses mais altas com preço de até R$ 3,6 mil no Brasil

Os 8 animais com maior risco de extinção no mundo