Covid-19: Governo libera a compra de vacinas pela iniciativa privada

O Governo Federal liberou nesta sexta-feira (17) a compra de vacinas pela iniciativa privada, ou seja, direto pelos fabricantes. A medida provisória, que foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, é decorrente do fim do estado de emergência em saúde pública – decretada devido a pandemia da Covid-19. 

De acordo com a Agência Brasil, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que a medida não trará prejuízos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, já que a imunização no país atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários.

O Ministério da Saúde também ressaltou que irá manter o contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses, além da possibilidade de compra adicional de 50 milhões. 

Covid-19: governo libera compra de vacinas pela iniciativa privada. Imagem: Seamm/Shutterstock

“O que se vivenciava em 2021 – ante a escassez de vacinas no Brasil e no mundo, a iniciativa privada não estava autorizada a adquirir vacinas contra a covid-19, em detrimento do Poder Público – se modificou, e a escassez de vacinas restou superada, tendo o Estado sido capaz de ofertar vacinas à população em geral, em quantidade suficiente, conforme dados demonstrados pelo Ministério da Saúde”, informou a secretaria. 

Leia mais!

Covid-19: sintomas neurológicos podem persistir em 67% das pessoasCovid-19: UFRN detecta dois novos tipos da variante ÔmicronCovid-19: teste com paxlovid em pacientes de baixo risco é suspenso

Campanha de Vacinação: 4° dose 

Recentemente, o Distrito Federal começou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. A partir da próxima terça-feira (21), o mesmo grupo no Rio de Janeiro também começará a receber a dose de reforço. 

Em São Paulo, o Ministério da Saúde liberou, no início de junho, a aplicação da quarta dose em pessoas com 50 anos ou mais. Na quinta-feira (16), a liberação do reforço para pessoas a partir dos 40 anos foi discutida durante uma reunião do PNI (Programa Nacional de Imunização). O anúncio oficial sobre a permissão da nova dose de reforço para esse público na capital paulista deve sair nos próximos dias. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: Governo libera a compra de vacinas pela iniciativa privada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Você comete esses erros? 10 dicas de segurança para jogar online sem riscos

Quais os tipos de câncer de pele? Descubra as diferenças, diagnósticos e tratamentos

10 filmes, séries e animes que fãs de Hollow Knight: Silksong deveriam assistir online