Covid-19: média de mortes se mantém no menor patamar da pandemia 

Segundo dados do painel Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a média móvel de óbitos por covid-19 segue uma trajetória consistente de queda há sete dias e se encontra no menor patamar da pandemia há cerca de 20 dias.  

De acordo com informações da Agência Brasil, na quarta-feira (28), a média registrou, pela primeira vez desde 4 de abril de 2020 – início do surto -, menos de 50 mortes por dia. Nesta semana, o patamar diário chegou a menos de 60 óbitos pela primeira vez, com uma média de 58 vítimas na segunda-feira (26); 51 na terça-feira (27); 46 na quarta-feira (28); e 43 na quinta-feira (29). 

Imagem: plo / Shutterstock

O pesquisador do Observatório Covid-19 da Fiocruz Diego Xavier avalia os dados com otimismo e destaca que a tendência de queda nas mortes e internações observada desde a segunda quinzena de julho está se confirmando. Ele explica que o alto percentual de vacinados somado ao grande número de pessoas já expostas ao coronavírus formou um grande contingente de pessoas com imunidade híbrida à doença. 

“O cenário que a gente tem é bastante otimista, principalmente graças à vacinação”, afirma, pedindo celeridade na imunização das crianças menores de 3 anos, cuja vacinação já foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 16 de setembro. 

“A gente está com uma cobertura vacinal bastante expressiva, mas a gente precisa avançar principalmente nas crianças menores. Isso acaba botando em risco essa população frente a outras populações que já estão imunizadas.” 

Leia mais! 

Dia do Coração: Brasil pode chegar a 400 mil mortes por doenças cardiovasculares em 2022Irmão de Marília Mendonça anuncia fim da carreira após diagnóstico de esofagite; entenda doençaMeningite: São Paulo confirma morte e mais quatro casos na mesma região

Internações de crianças ultrapassa a de idosos 

Recentemente, um levantamento do Observa Infância, também da Fiocruz, mostrou que o número de crianças internadas por complicações da covid-19 já ultrapassa o de idosos. Segundo a pesquisa, a situação reflete o sucesso da vacinação em idosos e a baixa cobertura das crianças menores de 5 anos, que causou uma inversão nos dados de internação pela doença.   

A vacinação de crianças de 3 e 4 anos só pode ser feita com a CoronaVac – único imunizante aprovado para o grupo em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até 23 de setembro, somente 2,5% da população com essa faixa etária havia recebido a vacina, e, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de doses aplicadas nessas crianças não chega a 1 milhão. 

Para bebês de 6 meses a 2 anos, a Anvisa aprovou o uso da Pfizer pediátrica este mês, mas a vacinação ainda não começou – e não há previsão, embora a pasta afirme que, diante do contrato do ministério com a fabricante, a campanha deve se iniciar em breve.   

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: média de mortes se mantém no menor patamar da pandemia  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Bill Gates defende nova estratégia para combater crise climática

Conheça os futuros supercomputadores de mais de R$ 5 bilhões da AMD

COP30: emissões devem cair antes de 2030, mas não será o suficiente, alerta ONU