Covid-19: novas linhagens da BQ.1 já estão no Brasil 

O Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) informou na segunda-feira (28) que pesquisadores confirmaram a presença das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18 da subvariante BQ.1 do coronavírus no Brasil. Segundo a instituição, os pacientes contaminados vivem em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. 

Desde setembro de 2021 o centro universitário vem auxiliando os órgãos de vigilância no monitoramento da covid-19. Os casos das linhagens que ainda não haviam sido detectadas no Brasil foram identificados em um lote com nove amostras. A maioria era de pessoas infectadas com a variante BA.5 (Ômicron), sendo que três eram da subvariante BQ.1. 

Leia mais! 

Óculos usados por goleiros da Suíça possuem recursos terapêuticos; entenda as vantagensTemperos podem proteger contra Alzheimer e Parkinson; especialista explica comoO que é corpo inflamado e como reverter o quadro

As pessoas contaminadas pelas novas linhagens apresentavam sintomas leves de covid-19. Não há informações de que as novas linhagens sejam mais transmissíveis ou gerem efeitos mais graves do que as predominantes atualmente. 

A subvariante BQ.1 

A BQ.1 é uma ramificação da BA.5, subvariante da Ômicron. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sua prevalência é de 6% e ela já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil.  

Imagem: shuttrstock/angellodeco

Embora não haja dados que afirmem que a BQ.1 é nociva à população, seu crescimento é significativo e ela já foi associada a uma morte em São Paulo

Além dela, também já foram detectadas no Brasil as sublinhagens BN.1, XBB.1, CK.2.1.1 e BA.5.3.1. Outra cepa nomeada como BE.9 também foi registrada, sendo ela uma variação da BA.5.3.1 com algumas mutações da BQ.1. Todas vêm de ramificações da Ômicron. 

A Ômicron surgiu pela primeira vez na África do Sul no final de 2021 e foi a responsável por uma nova onda de casos e internações. Na época, a cepa foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “variante de preocupação” devido seu alto poder de transmissão e por ter um número de mutações maior do que as outras. 

Via Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid-19: novas linhagens da BQ.1 já estão no Brasil  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Senha para acesso ao Museu do Louvre era LOUVRE

Fim do Drex? Banco Central desiste de moeda digital e muda foco para 2026

WhatsApp lança app próprio para Apple Watch; confira