Covid longa: por que perdemos o olfato por tanto tempo?

Pesquisadores das Universidades Duke, Harvard e Califórnia, todas nos Estados Unidos, enfim descobriram o motivo da perda de olfato prolongada em pessoas que contraem covid-19 — que neste caso se encaixa na chamada covid longa, quando os sintomas da doença continuam se manifestando por meses mesmo após o fim da infecção. 

Segundo o estudo, publicado na revista científica Science Translational Medicine, a reação nada mais é que um mecanismo do sistema imunológico, que acontece especificamente no epitélio olfativo, região das fossas nasais responsável por identificar os odores.  

Leia mais! 

Senado aprova proibição de uso de animais em testes para cosméticosPaciente tem órgão genital totalmente removido após diagnóstico errado de câncerAutismo: veja os principais mitos sobre o transtorno

A ação do sistema de defesa do corpo no combate ao vírus desencadeia um processo de diminuição dos neurônios sensoriais olfativos, células presentes no local, que acaba alterando a capacidade de sentir cheiros. 

Embora estudos anteriores realizados a partir de autopsias já tenham revelado a reação após o contágio com o vírus, os cientistas destacaram que essa é a primeira pesquisa a analisar seu impacto a longo prazo. 

Imagem: Shutterstock

“Um dos primeiros sintomas normalmente associados à infecção por Covid-19 é a perda do olfato. Felizmente, muitas pessoas que têm um olfato alterado durante a fase aguda da infecção viral recuperam o olfato nas próximas uma a duas semanas, mas alguns não. Precisamos entender melhor por que esse subconjunto de pessoas terá perda de olfato persistente por meses a anos após ser infectado com Sars-CoV-2”, disse o professor do departamento de Neurobiologia da Universidade Duke e autor do estudo, Bradley Goldstein, em comunicado. 

Para avaliar os neurônios sensoriais olfativos, a equipe coletou amostras do epitélio olfativo de 24 pacientes contaminados pelo Sars-CoV-2, incluindo nove que já sofriam com o problema há meses. Após a investigação, uma infiltração generalizada de células T foi encontrada. Conforme o estudo, a alteração provoca uma resposta inflamatória no epitélio, e o processo de inflamação consegue persistir mesmo após o vírus já ter sido eliminado do corpo. 

O que são as células T? 

Células T, ou linfócitos T, desempenham um papel central na atuação do sistema imunológico, sendo indispensáveis no combate ao vírus. Contudo, quando a resposta é exagerada e contínua, pode provocar reações inflamatórias danosas ao corpo. 

De acordo com Goldstein, isso é o que ocorre na região do epitélio olfativo quando contraímos a covid-19. “As descobertas são surpreendentes. É quase semelhante a uma espécie de processo autoimune no nariz.” 

O grupo acredita ainda que o estudo pode ajudar a esclarecer a síndrome da covid longa na totalidade, considerando os sintomas prolongados de fadiga, falta de ar e névoa mental. Para eles, tudo pode estar relacionado ao mesmo processo biológico. 

Com informações do O GLOBO

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Covid longa: por que perdemos o olfato por tanto tempo? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Bahia x Flamengo: onde assistir, horário e escalação do Brasileirão

4 dicas de uso que fazem diferença no app CarPlay

Cruzeiro x Sport: onde assistir, horário e escalação do Brasileirão