Criminosos usam jogador do Cruzeiro para aplicar golpes no WhatsApp

Nesta quinta-feira (15), o jogador do Cruzeiro, Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, denunciou o uso de seu nome por criminosos para aplicar golpes.

Gabigol em ação pelo Flamengo; hoje, atleta joga no Cruzeiro e alertou sobre golpes envolvendo seu nome (Imagem: Celso Pupo/Shutterstock)

Como funciona o golpe

  • Segundo o atleta, os malfeitores estão utilizando o WhatsApp indevidamente, no qual enviam mensagens para usuários — a maioria de Belo Horizonte (MG) — usando o nome dele;
  • No caso, os bandidos estão se passando por Gabigol “solicitando a contratação de serviços e/ou compra de produtos“;
  • O comunicado foi divulgado pelo empresário do jogador, Júnior Pedroso. Ele disse que o DDD do número utilizado para tentar aplicar os golpes é do Rio de Janeiro;
  • O agente informou que estão tomando “as medidas cabíveis para investigação do crime”;
  • Além disso, Pedroso divulgou o número que vem tentando aplicar os golpes se passando por Gabi (como também é conhecido).

Leia mais:

A seguir, leia, na íntegra, a nota oficial divulgada pelo empresário do jogador:

Um perfil falso de WhatsApp está se passando por mim, Junior Pedroso, iniciando conversas com as vítimas, em sua maioria da cidade de Belo Horizonte, solicitando a contratação de serviços e/ou compra de produtos, em nome do atleta Gabriel Barbosa Almeida “Gabigol”. Estou tomando as medidas cabíveis para investigação do crime e alerto a todos que estão sendo contatados com mensagens deste teor para que tenham atenção e cuidado, e não repassem quaisquer dados pessoais ou valores para o golpista. Em caso de dúvidas, peço que contactem os canais oficiais da 4ComM para averiguar a veracidade do contato. O número atualmente utilizado pelo golpista é o (21) 96769-2714.

Número que está tentando aplicar golpes é do Rio de Janeiro (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Exclua estes aplicativos do seu celular o mais rápido possível

Um relatório divulgado pela empresa de tecnologia Integral Ad Science revela uma lista de aplicativos maliciosos que podem estar no seu celular. Essa nova ameaça é chamada de “Caleidoscópio” e pode colocar em risco os usuários do Android.

A recomendação é excluir imediatamente todos estes programas. Além disso, é aconselhável evitar fazer qualquer download fora dos canais oficiais, considerados mais seguros.

Usuário não sabe que o programa é malicioso

O relatório divulgado aponta que cibercriminosos oferecem réplicas maliciosas de aplicativos por meio de lojas de apps de terceiros. Isso acontece sem que os responsáveis pelo programa fiquem sabendo das fraudes.

A técnica normalmente consiste em direcionar os usuários para o download do aplicativo falso. Dessa forma, a pessoa acredita que está realizando a instalação de forma segura e do app legítimo por meio de um anúncio real.

Muitos anunciantes também são vítimas do esquema e acabam dando dinheiro para os criminosos continuarem com a fraude sem nem saberem do que está ocorrendo.

Segundo o alerta da Integral Ad Science, “o aplicativo malicioso oferece anúncios fora de contexto sob o disfarce do ID benigno do aplicativo na forma de imagens e vídeos intersticiais em tela cheia, acionados mesmo sem interação do usuário”.

Leia a matéria completa aqui

O post Criminosos usam jogador do Cruzeiro para aplicar golpes no WhatsApp apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Veja fotos incríveis do eclipse lunar feitas por astronautas no espaço

Resultado da Mega-Sena de hoje: veja números e ganhadores do concurso 2912 (terça, 09/09)

SAP alerta para falhas críticas em seus sistemas, que são usados no mundo todo