Noticiamos aqui no Olhar Digital, na última terça-feira (23), o momento complicado que vive a Tesla, lidando com uma queda em seus lucros após publicar o balanço financeiro do segundo trimestre de 2024. Em uma análise sobre os fatores que vem causando essa crise na montadora de Elon Musk, a CNBC listou os gastos com IA como uma das possíveis razões.
As despesas da Tesla estão aumentando à medida que a empresa gasta na infraestrutura de inteligência artificial, já que Elon Musk diz ser necessário o uso de IA para transformar os veículos elétricos da empresa em carros autônomos e para desenvolver robôs humanoides capazes de realizar trabalhos nas fábricas.
O foco da empresa parece estar em fazer pesados investimentos em autonomia e conseguir competir com empresas como a Waymo, que já opera com seus robotáxis em algumas cidades dos EUA.
Outro fator que explica os lucros em queda é a redução de preços dos veículos e os empréstimos a juros baixos que a empresa passou a conceder como uma maneira de reagir diante dos números baixos de entregas dos carros elétricos mais populares da Tesla.
Leia mais:
Por que a Tesla está perdendo terreno no mercado de veículos elétricos?
Tesla: Elon Musk confirma atraso no lançamento de robotáxi e explica motivo
Tesla Cybertruck capota e prova que não é ‘indestrutível’
Ofertas da Tesla para impulsionar vendas afetaram números do trimestre
Em abril, uma oferta de empréstimo de cinco anos sem juros foi feita para estimular as vendas dos carros elétricos da Tesla na China. O negócio deveria durar até o final de julho, mas a empresa estendeu a oferta.
Ocorreram acordos semelhantes na Alemanha, onde fica a única fábrica de automóveis europeia da Tesla.
As ofertas incluíram financiamento de 0% durante um período de quatro anos para compradores do novo Modelo Y de tração integral de longo alcance adquirido durante o trimestre.
Ao anunciar o balanço financeiro na última terça-feira, Musk reiterou que os acionistas focados em resultados de curto prazo estão na empresa errada. Ele descreveu os problemas atuais como “ruído”.
“O valor da Tesla é esmagadoramente a autonomia. Portanto, recomendo que qualquer pessoa que não acredite que a Tesla resolverá a autonomia dos veículos não detenha ações da Tesla”, afirmou Elon Musk.
Os projetos voltados para carros autônomos, junto do projeto do robô humanoide Optimus, segundo o CEO da Tesla, são o que poderão transformar a companhia “em uma empresa que valerá trilhões de dólares”.
O post Crise na Tesla: grandes gastos com IA estariam afetando lucros apareceu primeiro em Olhar Digital.