Crítica: Jogo Sujo é o novo ‘filme de GTA’ do Prime Video

O Amazon Prime Video se tornou a casa de muitas franquias de ação após a compra da MGM. Agora, a companhia aposta em uma obra clássica de Donald E. Westlake para tentar emplacar uma nova franquia com Jogo Sujo (Play Dirty), que estreia no streaming no dia 1º de outubro de 2025.

Enquanto a obra do autor já foi adaptada outras vezes para o cinema, o Prime Video resolveu apostar em uma abordagem mais autoral, sob a direção de Shane Black (Dois Caras Legais, Homem de Ferro 3). O filme é protagonizado por Mark Wahlberg no papel do icônico ladrão Parker, em uma aventura que lembra muito jogos como GTA e Uncharted — para o bem e para o mal.

A seguir, confira a crítica completa do filme, que tem cerca de duas horas de duração, sem spoilers, e veja se vale a pena você assistir. 

História e narrativa de Jogo Sujo

O longa-metragem acompanha o conhecido e experiente ladrão Parker (Mark Wahlberg) após ser traído durante um golpe que o deixa sem dinheiro e quase morto. Sobrevivendo de maneira cinematográfica, em um clima que lembra clássicos policiais e de heist, o personagem busca vingança contra Zen, vivida pela carismática Rosa Salazar (Alita: Anjo de Combate).

No entanto, ele desiste de acabar com a vida dela ao descobrir que há um esquema ainda maior em jogo: o roubo de uma fortuna gigantesca de um país da América do Sul. Um artefato histórico que vale muita grana poderá ser roubado de um regime ditatorial, e Zen pretende usar sua parte da fortuna para dar um golpe na nação e “alimentar os pobres”.

A narrativa até começa com um tom mais próximo do filme Dois Caras Legais, um dos melhores da carreira de Shane Black, com estética afiada e momentos de humor, mas logo o “efeito GTA” assume o controle. O resultado é um enredo que mistura vingança pessoal com planos de assalto em grande escala, abrindo espaço para exageros típicos de videogame.

Ritmo acelerado e exageros dignos de videogame

Quando falamos que o filme lembra GTA e Uncharted, não é apenas pela temática. Além do grande golpe que remete diretamente a GTA V, Wahlberg praticamente revisita seu papel em Uncharted, com direito a perseguições mirabolantes, disfarces improváveis e explosões de sobra.

Há momentos divertidos e até cartunescos, especialmente com LaKeith Stanfield como Grofield, que dá leveza ao caos. No entanto, as proporções do roteiro ficam tão grandes que tudo começa a soar um pouco vazio.

 

Um bom exemplo é a participação da organização Outfit, presente nos livros de O Caçador escritos por Westlake. No filme, eles surgem de maneira apressada e sem muito desenvolvimento, parecendo apenas um caminho para possíveis sequências, tirando parte da força da trama e passando a sensação de “decisão tomada por executivos”.

Além de Wahlberg, Salazar e Stanfield, o filme também reúne um elenco recheado de talentos, incluindo Keegan-Michael Key, Tony Shalhoub, Nat Wolff, Chukwudi Iwuji e Thomas Jane. Cada um cumpre bem seu papel dentro da narrativa, mesmo que, em alguns momentos, suas participações sejam apenas um alívio cômico que algo realmente importantes para a história.

No fim das contas, tudo isso passa aquela sensação de filme blockbuster, mas que acaba se perdendo dentro de sua própria grandiosidade.

Vale a pena assistir Jogo Sujo?

Depois de duas horas de ação em Jogo Sujo, a sensação é a de assistir a um clássico filme de ação da Tela Quente da Globo, só que embalado para o catálogo do Prime Video. A produção entrega boas cenas de perseguição, atuações decentes e uma trilha sonora clichê, mas funcional.

O problema é que eventualmente a história ganha muitas camadas lembrando GTA, parecendo uma sequência de missões realizadas por Michael de Santa, Franklin e Trevor, mas com o Sully de Mark Walberg no protagonismo. Assim, o resultado final é um misto de diversão descartável com ambição de franquia.

“Jogo Sujo entrega um misto de diversão descartável com ambição de franquia.”

Se você busca entretenimento rápido, algumas risadas e gosta dos astros envolvidos, Jogo Sujo pode ser uma opção válida para passar o tempo, principalmente se você curte outras opções do gênero. Caso contrário, existem opções melhores atualmente.

Se a ideia é ver uma mistura de ação e humor bem mais equilibrada, vale considerar alternativas como Uma Batalha Após a Outra, em cartaz nos cinemas, ou a série Sr. e Sra. Smith, também disponível no Prime Video.

Jogo Sujo chega em 1° de outubro no Amazon Prime Video. E aí, você vai dar uma chance ao filme? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

Missão “Arca de Noé” reacende debate sobre animais no espaço

Energia limpa atrai mineradores de criptomoedas para o Brasil

Amazon lança Fire TV Stick 4K mais barato e TVs com Alexa+