Cruise, da GM, apresenta robotáxi com acessibilidade

A Cruise, subsidiária da General Motors (GM), revelou na quinta-feira (14) uma nova versão acessível do Origin, seu carro autônomo popularmente conhecido como robotáxi. Batizado de Cruise WAV, a fabricante adaptou o EV para pessoas que usam cadeira de rodas, aguardando apenas aprovações regulatórias para lançar o projeto-piloto. 

O que você precisa saber: 

O Cruise WAV é baseado em seu veículo sem motorista Origin, que opera sem volante e pedais, com espaço para os passageiros sentarem-se de frente; A Cruise espera lançar o WAV como um piloto para um pequeno grupo de usuários no próximo ano, sujeito a aprovações regulatórias. Os testes em circuito fechado do veículo começarão no próximo mês; A novidade da fabricante chega logo após empresas operadoras de robotáxis enfrentarem críticas por não terem veículos acessíveis suficientes para pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentam escassez e tempos de espera significativos. 

Leia mais! 

CEO da Cruise diz que táxis autônomos são criticados “injustamente”EUA: robotáxi bloqueia ambulância e é responsabilizado por morteFim da linha? Reguladores querem barrar os táxis autônomos

Conforme lembrou a Reuters, a Cruise apresentou uma petição à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) para implantar até 2.500 Origins anualmente no início do ano passado. A NHTSA deve emitir sua decisão em breve. 

Fase crítica para a Cruise 

Embora signifique um avanço na indústria de EVs rumo à acessibilidade, o anúncio chega em um momento crítico para os robotáxis da Cruise. Recentemente, o veículo autônomo se envolveu em alguns acidentes em São Francisco, o que levou a empresa a cortar metade da frota de robotáxis na cidade da Califórnia. 

A Cruise concordou com uma redução de 50% e não terá mais do que 50 veículos sem motorista em operação durante o dia e 150 veículos sem motorista em operação à noite. 

Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia. 

O caso ocorreu dias após a Cruise receber, junto com o rival Waymo, do Google, uma importante aprovação para operar dia e noite em São Francisco e cobrar taxas dos passageiros pelo serviço. Para a fabricante, a adaptação do acordo significou um passo para trás. Veja detalhes aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cruise, da GM, apresenta robotáxi com acessibilidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Sol mais ativo aumenta risco de tempestades geomagnéticas

Hyundai revela carro elétrico com design “de outro mundo” e inspiração em Star Wars

NASA anuncia revelação sobre Marte em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10)