Dados de 320 mil cibercriminosos vazam na internet

O BreachForums, comunidade conhecida por ser um dos principais fóruns de cibercrime, teve dados de mais de 300 mil usuários vazados no início de janeiro. Esse incidente teria ocorrido em 9 de janeiro e pode colocar a identidade de milhares de colaboradores, a maioria criminosos, à luz das autoridades.

Em uma pesquisa compartilhada com o site Hackread, a firma de segurança Resecurity aponta que o arquivo vazado contém dados de 323 mil usuários do fórum criminoso. Dentre as informações vazadas estão nomes de exibição e emails, hashes de senhas (criptografadas), metadados de bancos de dados no formato MySQL, e links para redes externas, como perfis no Telegram.

Uma das partes mais interessantes é que todas essas informações foram publicadas no site do ShinyHunters, um dos mais perigosos grupos hacker da atualidade. Segundo um administrador do próprio fórum, sob o nome “N/A”, não houve uma invasão, e que após uma reestruturação em agosto de 2025, dados da comunidade foram inseridos em um diretório inseguro, que acabaram sendo acessados por alguém.

Base de dados vazada é extensa e foi verificada como verdadeira (Imagem: Hackread)

Aliás, um manifesto foi publicado no site do ShinyHunters por um usuário chamado de “James”, que ataca figuras do submundo e tenta criar caos interno entre grupos de hackers. Não há informações sobre a autoria desta carta dramática, mas episódios como esse costumam envolver certa teatralidade para chamar atenção.

O que é o BreachForums?

O vazamento de dados do BreachForums é algo importante no espectro da cibersegurança, já que a comunidade concentra dados roubados de empresas e indivíduos. Esse fórum funciona tanto na parte normal da internet, quanto na DarkWeb, e funciona como um grande ponto de encontro e mercado para cibercriminosos.

  • O BreachForum é um sucessor direto do RaidForums, conhecido como o maior hacker fórum que já existiu, mas foi fechado pelo FBI em 2022;
  • A primeira versão do BreachForums, criada pelo indivíduo conhecido como “Pompompurin”, também foi fechada pelas autoridades, dessa vez em 2023;
  • No estado atual, o fórum é comandado por grupos como os administradores do ShinyHunters;
  • O espaço é conhecido pela venda segura de bancos de dados hackeados, leilões de informações captadas por ransomwares, etc;
  • Com o vazamento, há uma quebra de confiança por parte dos criminosos, que podem ter suas identidades expostas;
  • Agora, as autoridades possuem mais material para rastrear e prender indivíduos relacionados com o cibercrime.

Vale notar que derrubar o BreachForums em definitivo não é uma tarefa fácil nem mesmo para o FBI e outras agências. Os cibercriminosos são geralmente muito organizados, e quase sempre possuem backups fortes dos fóruns, então a proliferação dessas comunidades é relativamente simples.

Quer acompanhar novidades sobre o crime online, cibersegurança, como se proteger na internet e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

Related posts

Até o Explorador de Arquivos do Windows 11 terá integração com o Copilot

Smart TV de 50 polegadas com Roku TV e resolução 4K por apenas R$1.600; confira

Multiplayer de GTA 6 pode ter até 32 jogadores por sessão