De Huawei a Alibaba: o novo comitê da China para regular IA

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China anunciou a criação de comitê técnico para padronizar regras de inteligência artificial (IA) com foco em modelos de linguagem e avaliação de risco.

O grupo será composto por 41 membros de gigantes da tecnologia, incluindo Baidu, Alibaba, Tencent e Huawei, segundo a Reuters e o South China Morning Post. Também haverá representantes de instituições acadêmicas, como a Universidade de Pequim (China).

O objetivo, segundo a imprensa internacional, é criar mecanismos de proteção das empresas em meio às preocupações sobre a ética por trás do uso da tecnologia. A expectativa é que 50 conjuntos de padrões de IA sejam definidos até 2026 em parceria com outras agências governamentais chinesas.

Huawei também terá representantes no comitê (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Leia Mais:

China: novo olhar sobre a IA

  • A criação do comitê faz parte de plano divulgado neste ano para definir padrões de IA e fortalecer o poder computacional da China, de acordo com o jornal;
  • Em agosto, o governo municipal de Pequim criou manual sobre inteligência artificial para aplicação na indústria de robótica;
  • Globalmente, gigantes chinesas do setor, como Ant, Baidu e Tencent, se uniram às estadunidenses Google, Meta e Microsoft para lançar o primeiro padrão internacional com fundamentos de segurança de modelos de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) para a cadeia de suprimentos, em setembro.
  • As medidas mostram mudança de comportamento da China, que, segundo a Reuters, tem adotado postura regulatória mais proativa em relação à IA, à internet móvel e ao comércio eletrônico, que sofrem pouca intervenção do governo.
Baidu é outra que representante no novo comitê de IA (Imagem: hxdbzxy/Shutterstock)

Em julho, a 78ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou resolução liderada pelos chineses, que incentiva a cooperação internacional para fortalecer ferramentas de inteligência artificial e defender “ambiente de negócios aberto, justo e não discriminatório” no setor.

O post De Huawei a Alibaba: o novo comitê da China para regular IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Crocodilos vegetarianos? Eles teriam existido, segundo estudo

Tem problemas de memória? Explicação pode estar no que você come

Qual animal tem o maior número de cromossomos na natureza?