Depois de cancelamento dramático, Rússia lança nova tripulação ao espaço

Três dias depois do cancelamento da decolagem do foguete Soyuz faltando apenas 21 segundos para o fim da contagem, a Roscosmos finalmente conseguiu lançar uma nova tripulação de astronautas rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) às 9h36 (horário de Brasília) deste sábado (23).

Após nove minutos de voo, uma pequena estatueta de “Sharik”, o cachorrinho preto e branco do desenho animado da era soviética “Um gatinho chamado Woof”, começou a flutuar preso a uma corda. Indicando que a tripulação finalmente estava em gravidade zero.

A Soyuz deve se acoplar à ISS às 12h09 da próxima segunda-feira (25). 

Tripulação do foguete Soyus se despendendo antes de entrar no veículo. De baixo para cima são Oleg Novitskiy, Tracey Caldwell Dyson e Marina Vasilevskaya (Crédito: NASA TV)

Nova tripulação lançada pela Rússia a bordo da Soyuz 

Os tripulantes a bordo do foguete são: a astronauta Tracy Caldwell Dyson, da NASA, o cosmonauta russo Oleg Novitskiy e a participante do voo espacial Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia, sendo a primeira mulher do país a ir para o espaço.

“É uma grande honra para mim e uma grande responsabilidade estar nesta missão inacreditável”, disse Vasilevskaya antes do lançamento. “Este é o nosso projeto nacional. É uma grande honra. Estou muito orgulhoso de representar a nossa república.”

Ainda não se sabe quando a próxima tentativa de lançamento irá acontecer (Crédito: GCTC/Andrey Shelepin)

Dyson vai se juntar à tripulação da Expedição 71 para passar cerca de seis meses na plataforma. Já a estadia de Vasilevskaya e a de Novitskiy está programada para durar apenas 12 dias, depois disso, elas vão voltar para a Terra com a tripulação da Expedição 70.

Vasilevskaya é comissária de bordo e foi escolhida para voar pela Academia de Ciências da Bielorrússia e pela Agência Espacial da Bielorrússia através de um concurso nacional. Ela foi uma das seis finalistas de um grupo de mais de 3.000 candidatas e acabou sendo escolhida entre outra comissária de bordo, dois cientistas e dois médicos. 

Leia mais:

Tragédia no espaço faz 50 anos: 3 cosmonautas russos morreram na Missão Soyuz 11Soyuz: espaçonave que foi usada para levar astronautas ao espaço está à vendaRússia coloca espaçonave Soyuz à venda

Novitsky, 52 anos, está fazendo seu quarto voo para a estação espacial como comandante da Soyuz MS-25. Já Dyson, de 54 anos, está em sua terceira missão à estação espacial após uma visita de ônibus espacial em 2007 e uma estadia de longa duração em 2010. 

Os foguetes e a espaçonave tripulada Soyuz são utilizados pela Roscosmos para mandar regularmente astronautas e cosmonautas para a ISS há cerca de 24 anos. Antes disso, o veículo também era utilizado para enviar tripulantes para a Estação Espacial Mir, de propriedade da União Soviética e depois da Rússia.

O post Depois de cancelamento dramático, Rússia lança nova tripulação ao espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Epic Games libera jogo grátis no celular! Resgate agora no Android (22)

Jogos de hoje (22/02/26): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas

IA reconhece jutsus de Naruto em tempo real e transforma na vida real