Há mais de 20 anos, uma equipe de pesquisa liderada por David Hafler, na época em Harvard, descobriu um tipo de célula T em humanos que suprime o sistema imunológico. Essas células, chamadas T reguladoras, quando defeituosas, podem causar doenças autoimunes, como a esclerose múltipla (EM). No entanto, o mecanismo por trás dessa disfunção permaneceu desconhecido por muitos anos.
Um novo estudo revelou que a perda de regulação imunológica é desencadeada pelo aumento da proteína PRDM1-S, que afeta a função imunológica. Essa proteína interage com múltiplos fatores genéticos e ambientais, incluindo a alta ingestão de sal.
Publicado no periódico Science Translational Medicine, o estudo oferece um novo alvo para tratamentos universais de doenças autoimunes.
A pesquisa, liderada por Tomokazu Sumida e David Hafler, revelou que a PRDM1-S, também conhecida como BLIMP-1, aumenta a expressão da enzima SGK-1, sensível ao sal, causando disfunção nas células T reguladoras.
Mais detalhes do estudo
Os pesquisadores usaram sequenciamento de RNA para comparar a expressão genética em pacientes com EM e indivíduos saudáveis.
Eles descobriram que, em pacientes com EM, o PRDM1-S está mais expresso e induz a ativação da SGK-1, prejudicando as células T reguladoras.
Esse padrão também foi observado em outras doenças autoimunes, indicando uma característica comum da disfunção dessas células.
Leia mais:
OMS define casos de hepatite infantil como “prioridade absoluta”
Pesquisadores descobrem causa genética do lúpus
Maconha pode aumentar risco de doenças cardíacas, diz estudo
Com base nesses achados, os pesquisadores estão desenvolvendo medicamentos para reduzir a expressão de PRDM1-S e colaborando com outros pesquisadores para melhorar a função das células T reguladoras, visando novas abordagens para tratar doenças autoimunes.
O estudo envolveu colaborações com Bradley Bernstein e Manolis Kellis do Broad Institute do MIT e Harvard, entre outros. Além disso, contou com a participação de Matthew R. Lincoln e das assistentes de pesquisa de pós-graduação Alice Yi, Helen Stillwell e Greta Leissa.
O post Descoberta abre caminho a novos tratamentos para doenças autoimunes apareceu primeiro em Olhar Digital.
