Descubra o poder da ciência cidadã no Olhar Espacial

Sabia que você pode contribuir para descobertas científicas? É isso que acontece na chamada “ciência cidadã”, quando pessoas fora do meio acadêmico colaboram com pesquisas, ajudando desde a coleta de dados até a análise de informações. Com curiosidade, interesse, dedicação e, muitas vezes, apenas um computador ou celular, é possível participar de projetos que revelam novidades sobre o mundo e até sobre o Universo.

Exemplos não faltam. Em 2024, voluntários analisaram imagens antigas do Telescópio Espacial Hubble, da NASA, e encontraram milhares de asteroides que haviam passado despercebidos. Em outra iniciativa, pessoas de diferentes países ajudaram a mapear redes de cumes em Marte, examinando fotos enviadas por sondas espaciais. Mais recentemente, cientistas profissionais e observadores amadores descobriram juntos um planeta incomum que orbita duas estrelas ao mesmo tempo.

Embora pareça novidade, a ideia não é recente. Desde o século XIX, “amadores” já contribuíam com descobertas importantes. Mas foi entre os anos de 1980 e 1990 que a “ciência cidadã” começou a se popularizar, ganhando ainda mais força nas últimas duas décadas.

Cientistas cidadãos ajudam em projetos que trazem descobertas significativas sobre o mundo e o Universo. Crédito: Imagem gerada por IA/ChatGPT

Ciência cidadã revela talentos

Além de gerar descobertas, essa modalidade tem um papel importante no combate à desinformação e às fake news, aproximando a ciência da população. E também ajuda a revelar talentos. Um bom exemplo é o da brasileira Nicole Oliveira Semião, a Nicolinha, que ficou conhecida ainda muito pequena por detectar asteroides e recentemente foi homenageada com seu nome em um objeto desse tipo, descoberto por Robert E. Holmes (um astrônomo amador dos EUA com contribuições científicas de grande relevância).

Órbita do asteroide 292352 Nicolinha, que fica no Cinturão Principal de Asteroides, entre Marte e Júpiter. Crédito: SSD/JPL/NASA

O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (15) vai abordar esse tema, recebendo a jovem cientista cidadã Maria Larissa Pereira Paiva, mais conhecida como Larittrix, que é educadora, comunicadora e a primeira Astronauta Análoga do Ceará. Nascida em Pires Ferreira, no sertão da Ibiapaba, ela transformou o céu do interior e a paixão pela astronomia em um projeto de vida e impacto social.

Aos 20 anos, já detectou mais de 25 asteroides em colaboração com a NASA, analisou mais de 2.000 galáxias para o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e impactou mais de 20 mil estudantes por meio de projetos de popularização científica, como o “Pires Ferreira nas Estrelas” e o Time Larittrix.

Maria Larissa Pereira Paiva, conhecida como Larittrix, é a convidada do Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (15). Crédito: Arquivo pessoal

Premiada nacionalmente, incluindo o reconhecimento da Força Meninas como destaque em Liderança Nacional, Larittrix também é embaixadora de iniciativas como Medalhei, Olimpíadas Científicas, Estude Melhor e Líder STEM, e já foi homenageada pelo presidente da República por seu protagonismo juvenil e compromisso com a ciência.

Neurodivergente e autodidata, hoje ela é estudante de Pedagogia na UAB-UVA (Universidade Aberta do Brasil – Universidade Estadual Vale do Acaraú) e acredita que a tecnologia, a educação e a inclusão devem caminhar juntas. Seu lema é: “Levar a Ciência para as pessoas e levar as pessoas para a Ciência”.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

O post Descubra o poder da ciência cidadã no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

‘Lastimável’: Procons e Idec criticam Anatel por abolir 0303 das ligações de telemarketing

WhatsApp vai ‘dedurar’ quem viu seus Status por último em futura atualização

Diretor de Marvel Rivals explica sobre as skins sexys disponíveis no game