Desigualdade de renda pode afetar desenvolvimento cerebral infantil

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos descobriram que crescer em regiões com maior desigualdade de renda pode alterar o desenvolvimento cerebral de crianças. O estudo foi conduzido por equipes do King’s College London, da Universidade de York e da Universidade Harvard.

Publicado na revista Nature Mental Health, o trabalho sugere que essas diferenças estruturais e funcionais no cérebro podem aumentar o risco de problemas de saúde mental na adolescência.

Crianças em estados com alta desigualdade apresentam alterações cerebrais que podem predispor a transtornos futuros (Imagem: Dilok Klaisataporn/Shutterstock)

Descobertas do estudo

  • A equipe analisou dados de mais de 8 mil crianças entre 9 e 10 anos, residentes em 17 estados dos Estados Unidos, usando exames de ressonância magnética e o coeficiente de Gini – indicador que mede o grau de desigualdade de renda.
  • Mesmo após considerar variáveis como renda familiar, escolaridade, acesso à saúde e taxas de encarceramento, os pesquisadores observaram que viver em estados mais desiguais estava associado a um córtex mais fino e a diferenças na área de superfície e na comunicação entre regiões cerebrais.
  • Essas alterações podem estar ligadas a maior vulnerabilidade emocional e cognitiva.

Leia mais

Desigualdade econômica impacta saúde mental infantil desde cedo – Imagem: Nicoleta Ionescu/Shutterstock

Mais consciência sobre o impacto da desigualdade no cérebro

Segundo a pesquisadora Divyangana Rakesh, do King’s College London, o estudo é uma contribuição importante, pois mostra que a desigualdade estrutural (e não apenas as condições familiares) influencia o cérebro em desenvolvimento.

Os autores defendem que políticas públicas voltadas à redução da desigualdade e ao apoio a crianças em contextos vulneráveis podem favorecer um desenvolvimento neurológico mais saudável e prevenir futuros transtornos mentais.

Pesquisa utiliza dados de 8 mil crianças para demonstrar que desigualdade social altera córtex e conexões cerebrais – Imagem: Shutterstock/Switlana S

O post Desigualdade de renda pode afetar desenvolvimento cerebral infantil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

IA da Google para estudar faz resumos em vídeos de vários estilos artísticos

Nintendo foi hackeada? Entenda o que aconteceu e se seus dados estão seguros

Astrônomos brasileiros descobrem sistema de anéis em formação ao redor de asteroide