Desmatamento na Mata Atlântica cresce 66% em maio; Brasil perde 20 mil campos de futebol em bioma

Assim como verificado na Amazônia, o desmatamento na Mata Atlântica cresceu 66% em maio. De 2020 a 2021, foram perdidos 21.642 hectares de bioma, o equivalente a 20 mil campos de futebol. As informações são do Atlas da Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Fagulha no caminho

No entanto, há uma luz no fim do túnel. Segundo o diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, Luis Fernando Guedes Pinto, a legislação ambiental é uma forte aliada nessa luta. 

“A partir da criação da Lei da Mata Atlântica houve uma grande diminuição do desmatamento. Ela é a nossa principal referência”, afirma o pesquisador. 

Entenda o Atlas Mata Atlântica

De acordo com o Atlas da Mata Atlântica, realizado desde 1989,no período de 2005 a 2008, 102.938 hectares foram desmatados no bioma. Já entre 2008 e 2010 o desmatamento foi de 30.366, uma queda de 70% em relação ao período anterior. 

Boa parte da Mata Atlântica está em regiões litorâneas no Brasil e é um dos biomas mais ameaçados do país. Imagem: Divulgação

Essa redução é fruto tanto da conscientização quanto do aumento da fiscalização em razão das leis vigentes no segmento.  

No entanto, estimativas apontam que apenas de 10% a 15% das multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a infratores em todo território nacional tenham sido pagas ou ao menos parceladas.  

Pasto à vista

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, boa parte do bioma foi devastada para dar espaço a pastagens e à agricultura. Além disso, há influências por conta da expansão urbana e especulação imobiliária. 

Leia mais:

Desmatamento da Amazônia ameaça espécies de peixes recém-descobertas Maior zona úmida do mundo, o Pantanal corre risco de colapso Desmatamento na Amazônia brasileira registra recorde no 1º trimestre de 2022

Saiba onde está a Mata Atlântica

Boa parte da Mata Atlântica está nas regiões litorâneas do país ou em capitais como Curitiba, São Paulo, Vitória, Salvador e Aracaju, entre outras. 

Cerca de 70% da população brasileira vive no bioma, ou seja, trata-se de um ecossistema fundamental na obtenção de água, energia e alimento. 

“Se desmatamos a Mata Atlântica, a gente contribui para as mudanças climáticas, ou seja, contribui para que tenhamos ainda mais secas, mais enchentes, deslizamentos de terra, etc.”, explica Luis Fernando Guedes Pinto. De acordo com o Atlas, a perda do bioma registrada entre 2020 e 2021 equivale à emissão de 10,3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Via: Uol 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Desmatamento na Mata Atlântica cresce 66% em maio; Brasil perde 20 mil campos de futebol em bioma apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Samsung triplica lucro no trimestre com alta da demanda por chips de IA

Adeus, Model S! Tesla anuncia fim para dois veículos e foca no robô Optimus

O efeito multiplicador: Como uma única fábrica de carros gera riqueza para o Rio inteiro