Conforme divulgado pelo Olhar Digital, astrônomos responsáveis pelo monitoramento de asteroides nas proximidades da Terra anunciaram que a contagem desses corpos chegou à impressionante marca de 30 mil.
Alguns desses objetos em órbita próximos à Terra (NEO, na sigla em inglês) têm pelo menos 140 metros de diâmetro, dimensão mínima para classificá-los como “potencialmente perigosos”.
Em uma possível colisão com o nosso planeta, cada uma dessas rochas espaciais teria potencial de liberar energia equivalente a centenas de milhões de toneladas de TNT – substância química utilizada como explosivo militar e em demolições.
Se isso acontecesse, a existência de vida na Terra poderia ficar comprometida. Ou seja: a identificação prévia é fundamental para tentar evitar o impacto com uma dessas rochas espaciais “assassinas”.
É para evitar cenários catastróficos assim que medidas de defesa planetária são constantemente estudadas e projetadas pelas agências espaciais, como a recente bem sucedida missão Double Asteroid Redirection Test (DART), da NASA, que alterou a órbita de Dimorphos, a “lua” do asteroide Didymos.
Cristóvão Jacques, cofundador do observatório SONEAR. Imagem: Arquivo Pessoal
Para falar sobre tudo isso e muito mais a respeito de asteroides próximos da Terra, o Olhar Espacial desta sexta-feira (14) vai receber o engenheiro, físico e astrônomo amador Cristóvão Jacques, sócio fundador do Observatório SONEAR, na cidade de Oliveira (MG) e do canal Astro NEOS, no YouTube. Ele também é associado ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), à Rede de Astronomia Observacional (REA) e à Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).
Leia mais:
Missão DART: veja tamanho em escala humana de asteroide atingido pela espaçonaveMeteoritos escurecidos podem vir de asteroide “potencialmente perigoso”Asteroides, meteoros e cometas: entenda a diferença entre eles
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Detecção de 30 mil asteroides próximos da Terra é tema do Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.