Dietas vegetarianas podem reduzir o risco de câncer, diz estudo

Não é segredo para ninguém que o consumo de frutas e vegetais faz bem para a nossa saúde. A prática ajuda a regular o intestino, fortalece o sistema imunológico e melhora até mesmo o nosso sono.

Além de todas essas vantagens, uma dieta rica nesses alimentos pode reduzir até mesmo o risco de alguns tipos de câncer. É o que mostra um novo estudo feito por médicos da Universidade Loma Linda, na Califórnia, Estados Unidos.

Leia mais

Os cientistas analisaram dados de 79.468 pessoas que viveram no país e no Canadá entre 2002 e 2015. No início da amostra, nenhuma dessas pessoas tinha câncer. Ao longo do tempo, porém, a doença se manifestou em alguns pacientes.

Em paralelo a esse acompanhamento, os pesquisadores registraram a dieta de todos e chegaram à conclusão sobre a qual falamos acima: dietas vegetarianas ou veganas podem reduzir o risco de câncer.

O câncer é uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo todos os anos – Imagem: Saiful52/Shutterstock

O poder dos vegetais

  • Os vegetarianos tiveram 45% menos probabilidade de desenvolver câncer de estômago no período e 25% menos probabilidade de ter linfomas.
  • A dieta, no entanto, não parece conferir nenhuma proteção extra contra outros tipos de câncer, incluindo aqueles que afetam o trato urinário ou o sistema nervoso.
  • Segundo os médicos, faz sentido que os impactos mais claros sejam observados no sistema gastrointestinal.

“Esses órgãos têm contato direto com os alimentos e seus produtos de decomposição durante a digestão. Carnes processadas são aceitas como fatores de risco também para o câncer de estômago”, escreveram os cientistas.

  • A ausência de carne vermelha, aliás, é um dos fatores-chave para o resultado.
  • Isso aliado a uma dieta vegetariana bem planejada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
  • Vale destacar que uma dieta vegetariana mal planejada pode levar a deficiências nutricionais, como falta de ferro e proteínas.
  • Com o tempo, essas deficiências podem causar outros problemas de saúde.
  • Por isso é importante procurar um profissional antes de virar vegetariano ou vegano.
Colocar vegetais no seu prato pode trazer inúmeros benefícios à saúde – Imagem: Ann Haritonenko/Shutterstock

Algumas ponderações

Estudos observacionais, como esse, não podem estabelecer uma relação de causa e efeito definitiva entre dieta e câncer, mas apontam associações fortes e sugestivas.

Os próprios cientistas admitem isso. Afirmam que, embora os números sejam positivos, devemos levar em consideração os fatores externos. A prática de exercícios, por exemplo. É bem possível que aqueles pacientes do estudo que optaram por evitar produtos de origem animal também façam atividades físicas regularmente.

O artigo não trata sobre esse tema, embora ele tenha relevância para o resultado final. O mesmo vale para fatores genéticos, como o aparecimento de câncer em outros integrantes da família.

Mesmo com essas ponderações, os pesquisadores defendem o trabalho. E a principal conclusão, segundo eles, é que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ser uma estratégia útil para evitar o aparecimento do câncer, especialmente quando combinada com outros fatores de estilo de vida saudável.

Colocar atividades físicas na sua rotina é quase tão importante quanto seguir uma alimentação saudável – Imagem: Drazen Zigic/Shutterstock

E você não precisa virar vegetariano ou vegano: basta incluir mais esses alimentos na sua rotina. A ciência mostra que esse é o melhor caminho.

Você pode ler o estudo na íntegra no American Journal of Clinical Nutrition.

As informações são do Science Alert.

O post Dietas vegetarianas podem reduzir o risco de câncer, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Homem desenvolve doença rara após seguir conselhos sobre dieta do ChatGPT

Prime Gaming recebe novos jogos grátis nesta quinta (14)! Confira a lista e saiba como resgatar

Mês da Cerveja na Stanley tem copos térmicos e kits em promoção