Não é segredo para ninguém que o consumo de frutas e vegetais faz bem para a nossa saúde. A prática ajuda a regular o intestino, fortalece o sistema imunológico e melhora até mesmo o nosso sono.
Além de todas essas vantagens, uma dieta rica nesses alimentos pode reduzir até mesmo o risco de alguns tipos de câncer. É o que mostra um novo estudo feito por médicos da Universidade Loma Linda, na Califórnia, Estados Unidos.
Leia mais
- Mortes por câncer que vitimou Preta Gil podem disparar até 2040, diz estudo
- Esse é o segredo para viver mais e melhor, segundo estudo de Harvard
- Alzheimer: Dieta Keto pode atrasar o desenvolvimento da doença
Os cientistas analisaram dados de 79.468 pessoas que viveram no país e no Canadá entre 2002 e 2015. No início da amostra, nenhuma dessas pessoas tinha câncer. Ao longo do tempo, porém, a doença se manifestou em alguns pacientes.
Em paralelo a esse acompanhamento, os pesquisadores registraram a dieta de todos e chegaram à conclusão sobre a qual falamos acima: dietas vegetarianas ou veganas podem reduzir o risco de câncer.
O poder dos vegetais
- Os vegetarianos tiveram 45% menos probabilidade de desenvolver câncer de estômago no período e 25% menos probabilidade de ter linfomas.
- A dieta, no entanto, não parece conferir nenhuma proteção extra contra outros tipos de câncer, incluindo aqueles que afetam o trato urinário ou o sistema nervoso.
- Segundo os médicos, faz sentido que os impactos mais claros sejam observados no sistema gastrointestinal.
“Esses órgãos têm contato direto com os alimentos e seus produtos de decomposição durante a digestão. Carnes processadas são aceitas como fatores de risco também para o câncer de estômago”, escreveram os cientistas.
- A ausência de carne vermelha, aliás, é um dos fatores-chave para o resultado.
- Isso aliado a uma dieta vegetariana bem planejada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.
- Vale destacar que uma dieta vegetariana mal planejada pode levar a deficiências nutricionais, como falta de ferro e proteínas.
- Com o tempo, essas deficiências podem causar outros problemas de saúde.
- Por isso é importante procurar um profissional antes de virar vegetariano ou vegano.
Algumas ponderações
Estudos observacionais, como esse, não podem estabelecer uma relação de causa e efeito definitiva entre dieta e câncer, mas apontam associações fortes e sugestivas.
Os próprios cientistas admitem isso. Afirmam que, embora os números sejam positivos, devemos levar em consideração os fatores externos. A prática de exercícios, por exemplo. É bem possível que aqueles pacientes do estudo que optaram por evitar produtos de origem animal também façam atividades físicas regularmente.
O artigo não trata sobre esse tema, embora ele tenha relevância para o resultado final. O mesmo vale para fatores genéticos, como o aparecimento de câncer em outros integrantes da família.
Mesmo com essas ponderações, os pesquisadores defendem o trabalho. E a principal conclusão, segundo eles, é que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ser uma estratégia útil para evitar o aparecimento do câncer, especialmente quando combinada com outros fatores de estilo de vida saudável.
E você não precisa virar vegetariano ou vegano: basta incluir mais esses alimentos na sua rotina. A ciência mostra que esse é o melhor caminho.
Você pode ler o estudo na íntegra no American Journal of Clinical Nutrition.
As informações são do Science Alert.
O post Dietas vegetarianas podem reduzir o risco de câncer, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.