O novo chip Dimensity 9500 marca a aposta da MediaTek para disputar espaço entre os celulares mais potentes do mercado. O processador, anunciado nesta segunda-feira (22), promete rodar jogos pesados com gráficos de console e melhorar como aparelhos lidam com inteligência artificial (IA). Tudo isso sem consumir mais bateria.
Entre os destaques, estão a geração de imagens em 4K no celular, o suporte para câmeras de até 200 megapixels e avanços em ray tracing – tecnologia que deixa sombras e reflexos mais realistas em jogos. Os primeiros celulares equipados com o novo chip devem ser lançados ainda em 2025 por marcas como Vivo e Oppo.
Dimensity 9500: o novo chip da MediaTek para disputar os topos das linhas de celulares Android
A MediaTek apresenta o Dimensity 9500 como seu processador mais avançado até agora. E ele foi projetado para equipar celulares premium lançados já no fim de 2025.
O chip adota a arquitetura “all big-core”, na qual os núcleos priorizam potência máxima em vez de economizar com versões menores. É uma estratégia diferente da usada por rivais como a Qualcomm, observa o 9to5Google.
A aposta da MediaTek para competir de igual para igual no segmento de alto desempenho é oferecer ganhos expressivos em processamento, gráficos e inteligência artificial no seu novo chip.
Desempenho e eficiência
Em comparação ao modelo anterior, o Dimensity 9400, o novo chip oferece até 32% mais desempenho em tarefas de núcleo único e 17% em múltiplos núcleos, além de reduzir em até 55% o consumo de energia em pico de performance, segundo a MediaTek.
- O que isso significa: celulares poderão executar tarefas pesadas mais rápido, como abrir aplicativos e carregar jogos, sem gastar mais bateria para isso.
A eficiência também vem da adoção da memória UFS 4.1 com quatro canais, que dobra a velocidade de leitura e escrita de dados em relação à geração anterior. Essa melhoria traz carregamentos mais rápidos, principalmente para modelos de IA, além de garantir fluidez no uso diário.
IA no centro da experiência
A IA ganhou papel central no Dimensity 9500. O chip vem equipado com a NPU 990 de 9ª geração, que dobrou a capacidade de processamento em comparação à geração passada. Isso permite rodar modelos de até três bilhões de parâmetros com o dobro de velocidade e 42% menos gasto de energia.

Além disso, o chip suporta o padrão BitNet 1-bit, que reduz em até 50% o consumo dos grandes modelos de linguagem. Na prática, esses avanços se refletem em novos recursos para o usuário.
O processador é o primeiro da indústria capaz de gerar imagens em 4K usando IA diretamente no celular, além de lidar com textos longos de até 128 mil tokens sem travar, diz a MediaTek.
Na prática, isso abre espaço para assistentes virtuais mais ágeis, recursos criativos avançados e experiências personalizadas sem depender tanto da nuvem (e internet, consequentemente).
Avanços para gamers
O Dimensity 9500 chega com uma GPU Arm G1-Ultra atualizada, que entrega 33% mais desempenho gráfico e 42% mais eficiência energética em comparação à geração anterior. Isso significa que vai dar para jogar mais – com gráficos mais detalhados e estáveis – sem comprometer a autonomia da bateria.
- Outro ponto importante: o chip dobra a capacidade de ray tracing, alcançando até 120 quadros por segundo em jogos compatíveis.
Além disso, o processador foi otimizado para rodar engines como o Vulkan 1.4 e o Unreal Engine 5.6, o que garante compatibilidade com títulos de última geração.
A MediaTek também firmou parcerias com estúdios de games para explorar recursos como o MegaLights e o Nanite, que prometem iluminação dinâmica e renderização em tempo real no nível de consoles.
Fotografia, vídeo e conectividade
No campo das câmeras, o Dimensity 9500 mantém o suporte para sensores de até 200 megapixels e amplia as possibilidades de gravação de vídeo.
O chip permite capturar imagens em 4K a 60 frames por segundo (fps), além de vídeos em câmera lenta em 4K a 120 fps com Dolby Vision e estabilização óptica. Recursos adicionais de foco contínuo e processamento em RAW prometem imagens mais nítidas e vídeos mais estáveis.

O novo chip também melhora a experiência de uso no dia a dia com avanços em conectividade e exibição. Ele traz suporte a 5CC carrier aggregation, que aumenta em 15% a largura de banda no 5G, além de reduzir em até 20% o consumo de energia em conexões Wi-Fi.
O processador ainda incorpora a tecnologia MiraVision Adaptive Display, capaz de ajustar contraste e saturação em tempo real de acordo com a luz ambiente. Isso garante imagens mais nítidas e confortáveis em diferentes condições.
Leia mais:
- Se cuida, AMD! Nvidia e Intel prometem nova geração de chips
- Snapdragon 7s Gen 4 ou 7s Gen 3? Entenda as diferenças entre os processadores
- Qual a diferença entre Snapdragon 8 Elite for Galaxy e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3?
Disponibilidade e próximos passos
Os primeiros smartphones equipados com o Dimensity 9500 devem chegar ao mercado no quarto trimestre de 2025, com lançamentos de marcas como Vivo e Oppo previstos inicialmente para a Ásia, Europa e América do Sul.
A estreia acontece num momento estratégico, conforme apontado pelo CNET: poucos dias antes da Qualcomm apresentar seu próximo chip topo de linha, o Snapdragon 8 Elite Gen 5. Assim, a disputa por espaço no nicho dos celulares premium fica mais acirrada.
O post Dimensity 9500 da MediaTek promete IA poderosa e gráficos de console em celulares apareceu primeiro em Olhar Digital.