Diretora de Rainbow Six Mobile fala de mapas exclusivos, possíveis novos campeonatos e mais! Confira entrevista

O universo tático de Rainbow Six Siege está prestes a invadir os celulares com Rainbow Six Mobile, o mais novo capítulo da franquia que promete trazer toda a intensidade do jogo original para os celulares. Desenvolvido pela Ubisoft, o título que chega em 15 de julho já tem um desafio a ser cumprido: como manter a essência estratégica do R6 com as limitações dos dispositivos móveis?

Para entender melhor como esse desafio está sendo enfrentado, conversamos com Mariana Boulcault, diretora adjunta do projeto. Brasileira e apaixonada por jogos, Mariana tem um papel crucial na adaptação do game, garantindo que ele atenda tanto aos fãs veteranos quanto aos novos jogadores.

A importância da comunidade brasileira para a Ubisoft

Uma das coisas que a Ubisoft se orgulha é da sua comunidade engajada, não importa qual jogo da casa seja. Porém, aqui no Brasil (como muitas coisas) as proporções se tornam maiores, já que temos uma legião de fãs crescendo mais a cada dia. Isso fez com que o Brasil se tornasse um dos lugares com mais relevância para a Ubisoft, que ficou surpresa com o número de pré-registros para o teste mobile.

“Rainbow Six é uma marca gigante para nós, e o Brasil tem um papel especial nisso. A quantidade de pré-registros aqui e na América Latina foi impressionante, o que mostra o quanto os fãs estavam esperando por essa versão”.

 

“Além disso, passamos por vários testes: técnicos e de engajamento, para garantir que o jogo esteja no melhor estado possível. Agora, em 14 de julho, iremos lançar a Season Scorched Jungle, que traz um novo operador capitão e várias melhorias no matchmaking. Nosso objetivo é manter um ritmo de atualizações a cada dois meses, sempre ouvindo o que a comunidade pede”, completa Mariana.

Rainbow Six no celular: isso vai dar certo?

Rainbow Six é um dos jogos que domina tanto PCs quanto os consoles, já tendo pico de mais de cem mil jogadores simultâneos na Steam. Porém, com o mercado de celulares ganhando cada vez mais espaço com jogos, a Ubisoft também quis tirar uma lasquinha desse mercado, mas será que um jogo com esse port dará certo no mobile? Mariana responde que trabalhar na adaptação para celulares foi um desafio enorme, mas gratificante.

“Quando a gente adaptou o Rainbow Six Siege para o mobile, tentamos manter os mesmos pilares principais: tática, a parte de agentes únicos e a destruição de mapas. Então, tiveram vários tipos de adaptação que a gente teve que fazer pra trazer essa essência para o mobile”. 

 

“Uma delas foi a adaptação nos controles para ter certeza que funcione bem numa telinha pequena. Rolaram também adaptações nos mapas para poder rodar bem num celular. Exemplo: as partes exteriores do mapa a gente diminuiu um pouco para poder ter um um uma renderização boa, para focar bem na parte de gameplay”.

“A quantidade de pré-registros aqui e na América Latina foi impressionante, o que mostra o quanto os fãs estavam esperando por essa versão

“Mesmo os operadores, a gente teve que adaptar um pouco a forma que eles jogam, mas mantendo essa essência. A Hibana mesmo, ao invés de ter uma uma destruição focada, agora tem uma destruição menor para poder focar em performance do celular e também trazer modos de jogos mais curtos que fazem sentido você ter no celular”.

Rainbow Six no geral são jogos que utilizam bastante desempenho, independente de onde esteja rodando, afinal são diversos jogadores em mapas gigantes com um alto nível de destruição. Será que vou ter que comprar um celular caro pra poder desfrutar do game?

“A gente sempre está trabalhando em otimização e melhorias para fazer o jogo acessível para maior parte dos jogadores que a gente consegue, mas a gente tem que lembrar também que existem features bem robustas como a destruição do mapa. A gente sempre tenta trazer uma experiência fiel para a maior parte de celulares que a gente consegue”.

Novos mapas e o começo de um novo cenário competitivo 

Embora Rainbow Six Mobile adapte alguns mapas do Siege, não quer dizer que sua versão “pocket” não venha com novidades. Além do retorno de clássicos como Banco e Clubhouse, o modo mobile ganhará novos mapas, como o Summit (que será exclusivo para o mobile) e o Restaurante (que está sendo ajustado para evitar spawn kill). Além disso, tem um outro mapa com modo 3v3 no caminho, porém sem muitos detalhes.

Com cada vez mais campeonatos surgindo, o Brasil também vai abrindo espaço entre os vencedores, tanto de Rainbow Six (shooter estratégico) quanto PUBG e Free Fire, que embora sejam gêneros diferentes (Battle Royale), tem um foco maior em dispositivos móveis. Com isso, será que teremos mais um campeonato de Rainbow Six, agora dedicado ao mobile? 

“A gente sabe que o público brasileiro é muito grande no Rainbow Six. Nós vemos isso no Reload, a gente vê nos Invitations o quanto a gente gosta de jogar Rainbow Six. Com o mobile nosso foco agora é ter essa experiência lisa rodando, primeiro sobre ter atualizações frequentes com melhorias para construir uma comunidade em volta do jogo e eventualmente trabalhar na parte de competitivo. Então, nós estamos indo por etapas antes de chegar no eSports. Bom, vai dar certo. A gente sabe que vai dar certo!”

Para comemorar o lançamento na América Latina, a Ubisoft convidou os atores André Ramiro e Tainá Müller (ambos de Tropa de Elite) para compor o time de dublagem de Rainbow Six Mobile. O lançamento oficial do game na América Latina é no dia 15 de julho.

E aí, ansiosos para jogar Rainbow Six Mobile? Comente nas nossas redes sociais o que vocês esperam do jogo!
 

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