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DNA de pato encontrado em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul

by Fesouza
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Ainda vai levar um tempo para determinar o que causou um trágico acidente com um avião Boeing 737-800 na Coreia do Sul. O caso aconteceu no final do ano passado e resultou na morte de 177 pessoas, tornando-se o mais mortal já registrado no país.

A aeronave, da companhia Jeju Air, transportava 181 pessoas a bordo, incluindo 175 passageiros e seis tripulantes, em um voo proveniente de Bangkok, na Tailândia, com destino ao aeroporto de Muan. Embora o motivo da tragédia ainda não tenha sido revelado, um relatório preliminar aponta para um problema inusitado no momento da aterrizagem.

A espécie de pato migratório é típica da região

  • O documento confirma que o avião teria explodido ao colidir com um muro de proteção.
  • Na hora da aterrissagem, houve uma falha no trem de pouso e a aeronave tocou o solo “de barriga”.
  • Pelas imagens do acidente, fica claro que o piloto não conseguiu reduzir a velocidade a tempo, atravessando a pista em direção ao muro.
  • No entanto, a perícia revelou também a presença de DNA e restos de Baikal Teals, uma espécie de pato migratório típico da região, nas turbinas dos motores do Boeing.
  • Isso pode explicar o motivo da falha nos equipamentos na hora do pouso.
DNA de pato encontrado em turbina de avião que explodiu na Coreia do Sul
Bando de aves da espécie Baikal Teals podem ter atrapalhado o piloto (Imagem: SUNGMOON HAN/Shutterstock)

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Causa do acidente com o avião ainda é desconhecida

A hipótese de colisão com uma ave ganhou força após a divulgação de um dos áudios recuperados da caixa preta do avião. Na gravação, o piloto alerta a torre de comando, três minutos antes do pouso, para um iminente choque com pássaros, seguido de “uma declaração de emergência (Mayday)”.

O documento indica que imagens teriam captado o momento em que os pássaros são sugados pela turbina. Apesar disso, alguns especialistas afirmam que dificilmente a colisão com um pato teria capacidade de gerar tantos danos.

Não há um prazo para que as investigações apontem o que causou a tragédia aérea. As autoridades sul-coreanas continuam buscando outras explicações para as falhas detectadas no trem de pouso.

Há também fortes questionamentos sobre o posicionamento do muro com o qual o avião colidiu. Segundo o relatório, a barreira, construída para sustentar a antena Localizer, uma espécie de guia para os pilotos quando a visibilidade é baixa, “era muito rígida e estava bem próxima ao final da pista”.

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