Dona de shoppings em SP, RJ e BH sofre invasão e dados de clientes são vazados

A Multiplan, administradora de shoppings em várias cidades do Brasil, confirmou que sofreu um ciberataque. De acordo com o comunicado oficial publicado pela companhia, a ação não autorizada resultou na exposição de dados de clientes do aplicativo Multi.

A ferramenta é utilizada para concentrar benefícios, vantagens e serviços para consumidores que frequentam os shoppings da companhia. Ele traz ainda recursos como reserva em restaurantes, pagamento de taxa de estacionamento, avisos sobre eventos e cupons de desconto.

O acesso não autorizado foi confirmado por uma auditoria externa e aconteceu em 10 de janeiro de 2026. A empresa garante que acionou protocolos de segurança ao notar a invasão para interromper o crime e acionou autoridades para investigação.

O app Multi tem várias funções para frequentadores dos shoppings da marca. (Imagem: Multiplan/Reprodução)

Locais administrados atualmente pela Multiplan incluem o BarraShopping no Rio de Janeiro, o Morumbi Shopping em São Paulo, o Diamond Mall em Belo Horizonte, o Barra Shopping Sul em Porto Alegre e o Park Shopping Barigui, em Curitiba.

Que dados dos clientes Multiplan estão expostos?

  • Segundo a nota da empresa, o acesso não autorizado tornou vulneráveis “dados cadastrais, incluindo a data de validade com os quatro últimos dígitos do cartão de crédito daqueles que os tiverem cadastrado”.
  • Porém, ela garante que detalhes financeiros completos não estão envolvidos no ciberataque, já que é um parceiro comercial que lida com esses processos.
  • Além disso, a Multiplan afirma que, até o momento, não foram detectadas tentativas de uso dos dados vazados “para qualquer finalidade não autorizada que possa causar danos, riscos ou prejuízos aos nossos clientes“;
  • Ainda assim, é recomendado que quem se cadastrou no aplicativo e usa ele com alguma frequência “mantenha atenção redobrada a comunicações suspeitas ou a qualquer atividade que não reconheça”, como supostas tentativas de contato de pessoas se passando pela empresa.

Mais detalhes sobre a política de tratamento de dados e privacidade da Multiplan podem ser encontrados nesta página, que tem ainda o e-mail de contato para você tirar eventuais dúvidas sobre o caso.

Recentemente, milhões de CPFs de Pernambuco também vazaram após um incidente de segurança. Confira mais detalhes sobre esse caso por aqui.

Related posts

Operação da PF prende homem em SP que armazenava material de abuso infantil

Novo mapa de alta resolução desvenda o continente oculto sob o gelo da Antártida

Equipe seu home office: confira itens para o escritório em oferta