Dona do ChatGPT vai oferecer IA para pesquisas com armas nucleares

O uso da inteligência artificial para fins militares já é uma realidade. Agora, a OpenAI, dono da ChatGPT, firmou uma parceria que prevê a disponibilização da tecnologia para o aperfeiçoamento de armas nucleares.

O acordo estabelece uma colaboração com os Laboratórios Nacionais dos Estados Unidos e a rede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Energia da Casa Branca. A ideia é usar os modelos de IA para segurança de armas nucleares e outros projetos científicos.

Ferramenta será aplicada em vários programas de pesquisa

  • A OpenAI trabalhará com a Microsoft, seu principal investidor, para implantar um modelo no supercomputador no Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA.
  • O modelo será um recurso compartilhado para cientistas de Los Alamos, Lawrence Livermore e Sandia National Labs.
  • A ferramenta será aplicada em vários programas de pesquisa.
  • Um deles envolve defesa nuclear, o que tem gerado muitas discussões.
  • As informações são da CNBC.
Modelos de IA serão utilizados para segurança de armas nucleares (Imagem: Bordovski Yauheni/Shutterstock)

Leia mais

Uso da IA para aumentar segurança nuclear

A OpenAI afirma que vai apoiar o trabalho promovido pelos Laboratórios Nacionais dos EUA. Este projeto consiste em focar os esforços do setor para “reduzir o risco de guerra nuclear e proteger materiais e armas nucleares”.

A iniciativa oferecerá aos pesquisadores modelos de IA, mas haverá uma série de autorizações de segurança emitidas para os participantes. O objetivo é evitar que a ferramenta seja utilizada para qualquer fim diferente do original.

OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, promete estreitar relações com o governo dos EUA (Imagem: One Artist/Shutterstock)

Segundo a empresa, “este é o início de uma nova era onde a IA avançará a ciência, fortalecerá a segurança nacional e apoiará as iniciativas do governo dos EUA”.

O post Dona do ChatGPT vai oferecer IA para pesquisas com armas nucleares apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

13 filmes que retratam o atentado de 11 de setembro para assistir on-line

Primeiro cristal do tempo visível a olho nu é criado em laboratório

Gmail ganha aba “Compras” para facilitar rastreamento de pedidos