Home Variedade Dona do TikTok lança IA que gera vídeos e faz mercado disparar na China

Dona do TikTok lança IA que gera vídeos e faz mercado disparar na China

by Fesouza
4 minutes read

Ações de várias empresas de mídia na China dispararam na segunda-feira (09). A alta veio pouco depois da ByteDance, empresa dona do TikTok, lançar o Seedance 2.0, modelo de inteligência artificial (IA) que gera vídeos. O lançamento ocorreu em 7 de fevereiro.

A chegada do novo modelo pode ter sido um “momento de singularidade” – ou seja, uma mudança definitiva – para a TV e o cinema. Pelo menos, é o que apontaram analistas da Kaiyuan Securities numa nota, assinada por Fang Guangzhao, segundo a Bloomberg.

Nova IA usa base de dados do TikTok para gerar vídeos (e atrair investidores)

Imagine que você pudesse escrever uma frase simples no computador e, em poucos segundos, ele criasse um vídeo com qualidade de cinema. Essa é a proposta do Seedance 2.0. Assim como tantos outros modelos desse tipo, essa IA consegue gerar vídeos a partir de comandos de texto, imagens, áudios ou até de outros vídeos.

O que mais chocou os especialistas foi o realismo das imagens. Um programador que testou a ferramenta disse que é muito difícil distinguir se o vídeo foi feito por um computador ou se é real. Ele conseguiu criar um vídeo de dez segundos mostrando a história da humanidade, desde a pré-história até os dias atuais, com movimentos de câmera suaves e visual profissional.

Frame de vídeo de mulher estendendo roupa Seedance 2.0, novo modelo de inteligência artificial (IA) da ByteDance
Frame de vídeo gerado pela IA Seedance 2.0, da ByteDance (Imagem: Reprodução)

Antes, para criar vídeos assim, você precisaria de câmeras profissionais e grandes habilidades de edição. Agora, a IA consegue fazer o trabalho pesado, mantendo a consistência visual e permitindo controle preciso sobre o que está sendo editado.

Esse lançamento faz parte de uma “batalha” entre as gigantes de tecnologia da China para ver quem cria a melhor IA capaz de gerar vídeos. A ByteDance leva vantagem porque usou a enorme quantidade de vídeos do Douyin (a versão chinesa do TikTok) para treinar seu modelo.

Assim que os primeiros testes foram divulgados, ações de várias empresas chinesas de mídia, jogos e inteligência artificial dispararam. O valor dos papeis de algumas empresas, como a editora COL Group, subiu 20% num único dia. Para você ter ideia, esse é o teto permitido na bolsa chinesa.

O possível “momento de singularidade” apontado por especialistas significa que a tecnologia teria atingido um ponto tão avançado que pode mudar para sempre a produção de filmes e programas de TV.

No entanto, o Seedance 2.0 ainda está em fase de testes (versão beta). Atualmente, o modelo está disponível apenas para alguns usuários selecionados dentro de uma plataforma chamada Jimeng AI.

(Essa matéria também usou informações de South China Morning Post.)

O post Dona do TikTok lança IA que gera vídeos e faz mercado disparar na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment