Meses após afirmar que poderia taxar em 100% os filmes feitos fora dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump confirmou seus planos nesta segunda-feira (29). Em uma mensagem publicada na rede Truth Social, ele afirmou que sua decisão vai se aplicar a “todo e qualquer filme” feito fora do país.
No entanto, até o momento ele não especificou como a taxa vai ser aplicada às produções afetadas. De forma semelhante, o político não esclareceu como a questão vai lidar com produções financiadas por empresas norte-americanas, mas que dividem suas diferentes etapas de trabalho ao redor do mundo.
Nova tarifa de Trump vai ter grande impacto sobre Hollywood
Caso Trump realmente vá em frente com seus planos, essa vai ser a primeira vez que ele anuncia uma tarifa sobre serviços. Em maio deste ano, ele afirmou que estava cogitando a ideia como forma de combater os incentivos econômicos que outros países davam a estúdios de Hollywood.
- Segundo o presidente dos Estados Unidos, o mercado de cinema do país foi “roubado” por outros lugares;
- Ele também afirmou que a Califórnia foi um dos estados que mais sofreu com a situação;
- “Assim, para solucionar esse problema duradouro e sem fim, vou impor uma tarifa de 100% em todo e qualquer filme feito fora dos Estados Unidos”, declarou;
- Em maio, analistas previam que a decisão poderia paralisar imediatamente diversas produções;
- A decisão de Trump ainda não tem data para entrar em vigor.
Segundo Jay Sures, vice-presidente da United Talent Agency, muitos atores e diretores de Hollywood não tem nada contra filmar localmente. No entanto, a realidade é que sai muito mais barato levar toda uma equipe de produção para o exterior do que gravar em cidades como Los Angeles, por exemplo.
Decisões de Trump podem afetar todo o mercado de animes
If it’s a broad policy, it would single handedly decimate the 2D animation industry overnight. There isn’t a means of funneling enough new American animators into that system. Killing American viewership would also damage the anime industry severely. It’s INSANE. https://t.co/ng9rcxzxcZ
— Adam Deats 🌕 (@AdamDeats) May 5, 2025
Além de encarecer e paralisar diversas produções, a decisão de Trump tem o potencial de acabar totalmente com alguns mercados. O mais ameaçado deles é o de animes, que não teria como se adaptar às exigências do governo dos Estados Unidos para tentar escapar da tarifa.
O principal motivo para isso vem do fato de que, embora algumas companhias norte-americanas tentem imitar a estética desse tipo de produção, elas ainda são um produto tipicamente asiático. Adam Deats, que trabalhou no Castlevania da Netflix, explicou em maio que a decisão também pode destruir a indústria nacional de animações 2D — já que muita da sua existência depende da terceirização de tarefas para o exterior.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!