A Estação Espacial Internacional (ISS) está, com dias contados, mas a NASA tem investido centenas de milhões de dólares para garantir a permanência americana no espaço. Uma dessas iniciativas é a estação espacial Orbital Reef, da Blue Origin de Jeff Bezos (dono da Amazon) e da Sierra Space, que recentemente passou por alguns marcos importantes.
Para quem tem pressa:
A Estação Espacial Internacional terá suas atividades encerradas em 2030, e a NASA tem investido em substitutas;Uma delas é Orbital Reef, que recentemente passou por testes importantes;Com o encerramento das atividades da ISS, a NASA poderá destinar seu orçamento para outros projetos
A NASA apontou que foram quatro os marcos importantes e que eles incluem tecnologias essenciais para o funcionamento da estação espacial, como a aprovação de uma série de testes no sistema regenerativo do Orbital Reef, fornecendo ar e agua limpa. Os sistemas incluem a remoção de impurezas do ar e a reciclagem de urina e suor.
Estação Espacial Orbital Reef. (Crédito da: Sierra Space/Blue Origin)
Leia mais:
Vazamento de ar é detectado na parte russa da Estação Espacial InternacionalNASA diz que ISS pode ser desativada sem outra estação espacial disponívelPutin diz que parte da nova estação espacial russa estará em órbita em 2027
A Orbital Reef será uma das substitutas da ISS
Atualmente a NASA já investiu cerca de 172 milhões de dólares na Orbital Reef. O objetivo é que depois que a ISS parar de operar, a estação espacial seja uma plataforma para onde a agência espacial poderá continuar enviando seus astronautas para lá.
A agência está comprometida em continuar a trabalhar com a indústria com o objetivo de ter uma ou mais estações em órbita para garantir a concorrência, reduzir custos e atender à demanda da NASA e de outros clientes.
Angela Hart, gerente do Programa de Desenvolvimento Comercial de Órbita Terrestre Baixa da NASA, em comunicado
Essa troca da ISS para outras estações espaciais se dá porque atualmente a NASA investe cerca de 3 bilhões de dólares anualmente para manter o programa de envio de astronautas para o espaço. Sem esses gastos, o orçamento poderá ser destinado a outros esforços, como o projeto Artemis e posteriormente o envio de humanos para Marte.
Foto sem data divulgada pela Roscosmos mostra a Estação Espacial Internacional (ISS). A agência espacial russa relatou um vazamento de ar no segmento russo do laboratório orbital, mas disse que não representava nenhuma ameaça à tripulação. Crédito: Roscosmos
A ISS ainda deve funcionar pelo menos até 2030, mas não poderá passar muito disso. As operações serão encerradas por lá, não só devido ao dinheiro, mas também porque a plataforma tem enfrentado alguns problemas que ficarão piores à medida que ela envelhece, como rachaduras, vazamentos de ar e outras falhas em diversos sistemas.
Espera-se que até o encerramento definitivo das operações da ISS, a Orbital Reef ou alguma outra estação espacial privada já esteja funcionando. Assim, a NASA poderá garantir sua permanência no espaço.
O post Dono da Amazon quer ter sua própria estação espacial (e está mais perto disso) apareceu primeiro em Olhar Digital.