Duas estrelas “novas” acabam de explodir no céu – e uma é visível a olho nu

Quem admira o céu noturno tem um ótimo motivo para olhar para cima esta semana. Na constelação do Centauro, há um ponto de luz diferente – como se uma nova estrela tivesse acabado de nascer ali.

E a nomenclatura astronômica para o evento é justamente esta: “nova”. Esse termo se refere a uma explosão estelar de intensidade moderada. Diferentemente de uma “supernova”, que destrói completamente a estrela, a nova permite que o objeto sobreviva ao evento e até repita o processo futuramente. Já uma supernova é muito mais poderosa e marca o colapso final do corpo celeste, podendo dar origem a uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.

Animação mostra o antes e o depois da região no céu onde a nova foi detectada na constelação do Centauro. Crédito: E. Guido/ M. Rocchetto/ L. Izzo/ Spaceflux via EarthSky.org

Na segunda-feira (22), observadores da Associação Americana de Estudiosos de Estrelas Variáveis (AAVSO) relataram que a nova na constelação do Centauro atingiu magnitude 6. Esse valor está no limite mínimo para ser vista a olho nu, o que significa que em céus totalmente escuros qualquer pessoa poderia observá-la sem a ajuda de telescópios ou binóculos.

As coordenadas da nova (RA = 14 37 21,77 e Dec = -58 47 40,0) indicam que ela está na mesma região do céu de Alfa Centauri, o sistema estelar mais próximo do Sol, a 4,3 anos-luz. Isso não quer dizer que a nova esteja conectada a Alfa Centauri de alguma forma, ou que esteja próxima de nós. Sua distância real ainda não foi determinada, e a posição apenas sugere onde procurar no céu.

Centauro é uma constelação visível apenas no Hemisfério Sul, tornando a observação limitada para quem está em regiões tropicais ou do Norte. Ainda assim, os astrônomos de várias partes do mundo confirmaram a detecção rapidamente.

Especialista descobre duas novas

O objeto, nomeado como V1935 Centauri ou Nova Centauri 2025 (PNV J14372177-5847400), foi descoberto pelo astrofísico australiano John Seach. Na noite anterior, ele havia detectado outra nova, na constelação de Sagitário, que também já foi confirmada. Denominada V7994 Sagittarii ou Nova Sagittarii 2025 (TCP J18035290-3127298), ela é mais fraca, com magnitude 10.2, e não pode ser vista a olho nu.

Leia mais:

Uma nova ocorre em sistemas binários, formados por duas estrelas próximas. Uma delas é uma anã branca, pequena e densa, quase do tamanho da Terra. A outra pode ter massa semelhante à do Sol. A poderosa gravidade da anã branca puxa material da companheira ao longo de milhares de anos, formando um disco de gás que se aquece até provocar uma explosão termonuclear intensa, milhões de vezes mais brilhante que a luz das duas estrelas juntas.

Para nossos olhos, a explosão aparece como uma estrela novinha em folha no céu noturno. No entanto, o par já existia há muito tempo, mas seu brilho era fraco demais para ser percebido.

Como encontrar a “nova” estrela de Centauro no céu

Antes que a Nova Centauri 2025 desapareça, quem quiser observá-la deve aproveitar os próximos dias, principalmente durante a lua nova, que termina na segunda-feira (29). O ideal é procurar locais afastados das luzes da cidade.

Para encontrá-la, comece identificando duas estrelas bem brilhantes na constelação do Centauro: Alpha Centauri (que na verdade é o sistema composto pelas estrelas Alpha Centauri A e B, vistas como um único ponto) e Beta Centauri – também chamadas de Rígil e Hadar. 

No destaque, a representação artística da Nova Centauri 2025 inserida na constelação do Centauro, à esquerda de Beta Centauri (Hadar). Para dar mais ênfase, a nova está bem mais brilhante na imagem que na realidade. Créditos: Stellarium-web/Edição: Olhar Digital

Nesta época do ano, as duas aparecem no início da noite na direção sul, com Alpha Centauri acima e Beta Centauri logo abaixo dela. A nova V1935 Centauri pode ser facilmente encontrada com binóculos à esquerda de Beta Centauri, numa distância equivalente à metade da distância entre as duas mais brilhantes.

Recomenda-se o uso de aplicativos de observação, como Stellarium, Star Walk ou Sky Safari – basta digitar Alpha Centauri e seguir o mapa em tempo real, ajustando para sua localização.

O post Duas estrelas “novas” acabam de explodir no céu – e uma é visível a olho nu apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Refúgio Atômico vai ganhar segunda temporada? Veja o que esperar

App que paga para espiar e gravar suas chamadas telefônicas bomba na App Store

Falha de segurança em roteadores da Cisco é explorada em ataques DoS