Duas novas linhagens da variante Ômicron são descobertas na África do Sul; entenda

Cientistas sul-africanos descobriram duas novas sublinhagens da variante Ômicron da Covid-19. Denominadas, BA.4 e BA.5, as variantes não estão associadas a um aumento de casos em países do continente e, por hora, não preocupam mais do que as versões anteriores da cepa.

Tulio de Oliveira, pesquisador que administra o sequenciamento de variantes da Covid-19 na África do Sul, revelou a informação no Twitter. Ainda de acordo com o pesquisador, o país segue com um baixo número de infecções e mortes pela doença, mas as variantes vão ser monitoradas para acompanhar sua evolução.

New Omicron BA.4 & BA.5 detected in South Africa, Botswana, Belgium, Germany, Denmark, and U.K. Early indications that these new sublineages are increasing as a share of genomically confirmed cases in SA. No cause for alarm as no major spike in cases, admissions or deaths in SA pic.twitter.com/PrcBWpVWtl

— Tulio de Oliveira (@Tuliodna) April 11, 2022

Novas versões da variante Ômicron

“Dadas as baixíssimas infecções, hospitalizações e mortes na África do Sul, somos alertados sobre a evolução contínua, mas não preocupados”, disse Oliveira, para a Bloomberg. “Toda a ciência laboratorial sobre neutralização de vírus e vacinas já está em andamento e estamos fortalecendo a vigilância genômica”, completou ainda.

Leia também!

Mais de 40 crianças tomaram vacina contra Covid-19 sem autorização de usoBrasileiros com 2º dose da vacina da Covid atrasada já são 18 milhõesBolsonaro diz que pandemia pode ser classificada como endemia em breve; saiba o que significa

As novas subvariantes possuem mutações semelhantes às da BA.2, a versão considerada mais contagiosa da Ômicron até o momento. As principais alterações são na proteína Spilke, responsável pela ligação do vírus com as células humanas. De acordo Oliveira, existem ainda alterações nos aminoácidos nas duas novas versões.

A África do Sul foi um dos primeiros países a detectarem a variante Ômicron, que surgiu inicialmente no continente africano. Foi no país também que houve a primeira grande onda pela Cepa, com um número de casos e mortes bem maior do que o causado pela variante Delta, que fez estrago em outros países do mundo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Duas novas linhagens da variante Ômicron são descobertas na África do Sul; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Possível GOTY? Um dos melhores jogos do ano está com menor preço histórico no PC

Aniversário Magalu tem tablet Samsung, caixa de som JBL e mais com até 70% OFF

Google Gemini pode ser perigoso para crianças mesmo com travas de segurança, alerta organização