O Google anunciou novos recursos de IA para o Google Tradutor, incluindo uma ferramenta experimental de prática de idiomas e melhorias nas traduções ao vivo.
O novo recurso permite que usuários iniciantes ou avançados pratiquem audição e fala em cenários personalizados, adaptados ao nível e aos objetivos de cada pessoa.

Competição com o Duolingo
- A função acompanha o progresso diário e rivaliza diretamente com apps como o Duolingo.
- Inicialmente, está disponível em versão beta para falantes de inglês (praticando espanhol e francês) e para falantes de espanhol, francês e português (praticando inglês), nos apps de Android e iOS.
- Além disso, o Tradutor agora oferece conversas interativas em mais de 70 idiomas, com áudio e transcrição em tempo real.
- O sistema reconhece pausas, sotaques e entonações, permitindo diálogos mais naturais — mesmo em ambientes barulhentos, como restaurantes ou aeroportos.
- O recurso já está ativo nos EUA, Índia e México.

Leia mais:
- Google Play Store: 12 apps infectados exibem anúncios escondidos
- Gmail: agora dá para selecionar 50 e-mails de uma vez no app
- Hackers estão lucrando e roubando dados por anúncios no Google Ads; entenda
Recursos são turbinados por IA
Segundo o Google, essas novidades são impulsionadas por avanços em IA e modelos Gemini, que ampliam a qualidade das traduções, a velocidade do processamento e os recursos de conversão de texto em fala.
A empresa destaca que seus serviços já processam cerca de 1 trilhão de palavras traduzidas por mês e que essas atualizações aproximam ainda mais o objetivo de eliminar barreiras linguísticas.

O post E aí, Duolingo? Google Tradutor aposta em IA para ensinar idiomas apareceu primeiro em Olhar Digital.