Lançada em 2020, a Bookshop.org é uma plataforma que defende livrarias independentes como alternativa ao comércio de livros na Amazon. Agora, com um nicho de leitores já consolidado, a empresa pode lançar seu próprio e-reader para e-books.
O CEO, Andy Hunter, já se pronunciou sobre a possibilidade de lançar um financiamento coletivo para o projeto, como observa o Android Authority. Já há, inclusive, uma página de destino para o potencial hardware, diz o GoodEReader.
Atualmente, a Bookshop.org está testando a versão beta de sua loja de e-books e audiolivros no Reino Unido e pode lançá-la em alguns meses, segundo a reportagem. Sobre o leitor digital, não há qualquer anúncio oficial até o momento.

Se confirmado, seria uma vitória para leitores que buscam fugir das lojas convencionais, ampliando o ecossistema de obras em múltiplos formatos. Uma alternativa não apenas ao Kindle, mas, também, ao Kobo e ao Boox.
Como funciona a plataforma?
- Cada compra no site apoia, financeiramente, livrarias independentes;
- A plataforma oferece ferramentas para competir online e apoio financeiro para ajudá-las a manter sua presença em comunidades locais. Desde o lançamento, o site arrecadou mais de US$ 45 milhões (R$ 244,65 milhões, na conversão direta);
- “Acreditamos que as livrarias locais são centros comunitários essenciais que fomentam a cultura, a curiosidade e o amor pela leitura, e estamos comprometidos em ajudá-las a prosperar”, diz o site da empresa;
- O cliente escolhe a loja que deseja apoiar, compra o livro (impresso ou digital) e o lucro total será enviado para a livraria;
- Também há a opção de contribuir para a participação nos lucros da empresa, que beneficia todas as mais de duas mil livrarias cadastradas.

A Bookshop.org envia apenas para os EUA, mas, também, há a opção de acessar a Bookshop UK, que envia para a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Já os e-books estão disponíveis na versão web e aplicativo para iPhone e Android.
Leia mais:
- Kindle colorido chega ao Brasil; saiba quanto custa
- 5 aplicativos para ler e-books no iPhone – opções gratuitas e pagas
- 6 melhores apps e sites para escrever seu primeiro livro
Diversificando as fontes para e-readers e e-books
78% dos clientes disseram que compravam livros regularmente na Amazon antes de fazer a mudança para o site. O marketplace vende mais de 60% de todos os livros nos EUA, o que, segundo a Bookshop.org, ameaça o futuro de livrarias que dependem de um ecossistema diversificado.

Atualmente, a Amazon oferece o serviço Kindle Direct Publishing, que fornece ferramentas gratuitas para qualquer pessoa publicar um livro por conta própria em mais de dez países e em mais de 45 idiomas, com pagamento de royalties de até 70%.
O post E-books: Kindle pode ganhar concorrente que apoia livrarias locais apareceu primeiro em Olhar Digital.