Conforme noticiado pelo Olhar Digital, nesta quinta-feira (11), tem início a lua cheia de agosto, mais precisamente às 22h35 (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília). Conhecida como “Lua do Esturjão”, esta pode ser considerada a última Superlua de 2022, segundo determinados critérios.
Começa nesta quinta-feira (11) a lua cheia conhecida como Lua do Esturjão, considerada por alguns a última Superlua de 2022. Imagem: kdshutterman – Shutterstock
De acordo com uma tradição norte-americana nascida no século 17, cada uma das 12 luas cheias do ano recebe uma nomenclatura específica. No caso do mês de agosto, ela tem esse nome por ser a época em que o peixe esturjão é encontrado em maior quantidade e pescado mais facilmente nos Grandes Lagos da América do Norte, entre o Canadá e os EUA.
Este ano, a Lua do Esturjão chegará a pouco mais de 361 mil km da Terra, o que representa menos de 90% da distância de seu ponto mais próximo do nosso planeta, chamado de perigeu. De acordo com os parâmetros estabelecidos na década de 1970 pelo astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo Superlua, o índice a ser atingido nesta quinta-feira a enquadra nessa classificação.
Para outros referenciais, como as revistas especializadas em astronomia Sky and Telescope e Time and Date, o ponto em que a Lua chega em sua fase cheia esta noite não é próximo o suficiente do perigeu para classificá-la como uma Superlua.
Nosso colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explica que, no meio científico, os astrônomos preferem usar o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, a lua cheia de agosto não é uma Superlua, já que ela chega a essa fase 32 horas e 20 minutos após ter atingido seu perigeu”.
Leia mais:
Veja fotos incríveis da maior Superlua de 2022Animação mostra montagem da futura estação espacial lunar da NASANASA anuncia missão inédita ao lado oculto da Lua
De qualquer forma, nosso satélite natural se apresentará imenso e brilhante esta noite, e, como cereja do bolo, ainda entrará em conjunção com Saturno a partir das 00h55 (já de sexta-feira, 12), prometendo visões espetaculares para os astrônomos e apaixonados pelo céu noturno. Ambos estarão na constelação de Capricórnio, a quase 90º ao norte do horizonte.
Caso o tempo esteja nublado em sua localidade, será mais difícil contemplar a vista. O frio também pode desencorajar a sair de casa para apreciar o fenômeno. Mas, não se preocupe. De acordo com o site Space.com, o Projeto Telescópio Virtual, serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, vai transmitir um webcast comentado por astrofísicos em seu canal no YouTube.
O problema é que, pelas diferenças entre os fusos do Brasil e da Itália, o horário marcado para início da transmissão pode desanimar um pouco: será a partir das 2h30 da madrugada.
Fotografe a Superlua do Esturjão e mande para nós!
Sempre que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, ela aparece até 14% maior e 30% mais brilhante no céu, o que, por si só, já é um ótimo motivo para contemplar esta que pode ser a última Superlua do ano. E com uma conjunção astral para culminar o espetáculo, a noite promete ser ainda mais especial.
Se as condições de observação forem apropriadas em sua cidade, aproveite para fazer belas fotos e vídeos do fenômeno e mande para o e-mail redacao@olhardigital.com.br com o assunto SUPERLUA 2022, ou marque os nossos perfis nas redes sociais (@olhardigital), usando a hashtag #olhardigital. As melhores imagens serão selecionadas pela nossa equipe e publicadas aqui no site. Esperamos pela sua!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post É hoje! Possível última Superlua do ano terá transmissão comentada em tempo real apareceu primeiro em Olhar Digital.