É possível descobrir vida alienígena pelo cheiro, dizem cientistas

O mau cheiro pode ser um grande aliado da Ciência na busca por formas de vida alienígena, apontam pesquisadores. De acordo com um artigo publicado no arXiv, os níveis de enxofre – marcado pelo odor de ovo podre – presentes na atmosfera de um planeta podem ajudar a determinar se aquele local é ou não propício à vida extraterrestre.

Entenda:

  • Uma nova técnica se baseia nos níveis de enxofre para determinar se um planeta pode ou não ser propício à vida alienígena;
  • Quanto maior o nível de enxofre na atmosfera de um planeta, menores as chances de abrigar formas de vida;
  • As anãs vermelhas são grandes aliadas da técnica, já que, por emitirem pouca radiação ultravioleta, permitem que a concentração de enxofre na atmosfera continue detectável.
Terra consegue “limpar” o enxofre da atmosfera. (Imagem: Me dia/Shutterstock)

Como explicam os autores no estudo, altas concentrações de dióxido de enxofre na atmosfera podem indicar que um planeta é inabitável. A própria Terra, por exemplo, por ser quente e úmida, consegue limpar o enxofre da atmosfera e despejá-lo pela chuva no solo ou nos oceanos.

Leia mais:

Anãs vermelhas apoiam a detecção de vida alienígena pelo cheiro

Há o caso de planetas como Vênus, que recebe muita radiação solar e, por isso, seus altos níveis de enxofre viajam para a atmosfera inferior e se tornam indetectáveis, mascarando sua inabitabilidade apesar das condições altamente adversas para a vida. De acordo com a equipe, porém, há um elemento-chave para contornar essa situação: as estrelas anãs vermelhas.

Técnica mede níveis de enxofre para determinar planetas propícios à vida alienígena. (Imagem: Andrii Vodolazhskyi/Shutterstock)

Esses astros – que são o tipo de estrela mais comum da nossa galáxia – emitem pouquíssima radiação ultravioleta e, com isso, planetas com concentrações elevadas de dióxido de enxofre ainda seriam detectáveis pela atmosfera superior e facilmente identificados pelos astrônomos como inabitáveis.

Em outras palavras, apesar de não provar a existência de vida alienígena, a técnica do enxofre indica justamente quais planetas devem ser descartados dessa lista e quais devem ser observados e acompanhados de perto.

O post É possível descobrir vida alienígena pelo cheiro, dizem cientistas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Você comete esses erros? 10 dicas de segurança para jogar online sem riscos

Quais os tipos de câncer de pele? Descubra as diferenças, diagnósticos e tratamentos

10 filmes, séries e animes que fãs de Hollow Knight: Silksong deveriam assistir online