Por conta da praticidade de sempre ter internet quando precisar, muitas pessoas têm o costume de manter o modem ou roteador ligado o tempo inteiro, desligando-os ou reiniciando apenas em pequenos intervalos, como em momentos de falhas de sinal no aparelho.
Porém, será que essa é uma boa prática? Esse tipo de dispositivo foi fabricado para permanecer ligado durante 24 horas? Como isso é possível? Por que não explode? A seguir, você confere diversas informações sobre se é ou não seguro manter os equipamentos sempre ligados.
Leia mais:
- 8 ajustes de segurança para configurar no roteador da sua casa [2025]
- Como escolher melhor roteador Wi-Fi
- 7 roteadores de longo alcance para melhorar a internet de casa ou escritório
É seguro deixar modem ou roteador ligado direto?
Permanecer com o dispositivo ligado quando se está em casa é um hábito normal, pois nesse caso as pessoas provavelmente estão precisando da internet. Além disso, não há necessidade de desligar o aparelho todos os dias. Mas, e no caso de viajar e ficar alguns dias fora de casa? Será que é importante desligar o equipamento?

A resposta para a pergunta acima é sim, e existem alguns motivos plausíveis para você adotar a prática de desligar o modem ou roteador ao sair de casa.
Conta de energia
A primeira preocupação é referente à conta de energia. Apesar de consumir pouca eletricidade (cerca de 12 W quando ligado 24 horas por dia), retirá-lo da tomada por um certo período em que você não estará em casa vai gerar uma pequena economia aos seus bolsos. Além disso, para muitos, essa é uma questão de consciência ambiental.
Proteção contra picos de energia

Com você fora de casa, será impossível tirar o equipamento da tomada quando estiver tendo alguma tempestade ou intercorrência elétrica, as quais podem até queimar o modem ou roteador. Por isso, ao desligá-lo, haverá uma coisa a menos para se preocupar.
Segurança
Como a grande maioria dos roteadores no Brasil utiliza as configurações de fábrica, eles acabam ficando vulneráveis a invasões. Então, se esse foi o caso do seu dispositivo, desligue-o durante os dias em que você não estará em casa. Isso ajuda a prevenir ataques cibernéticos.

Não é normal que isso aconteça, mas há situações que podem acabar provocando incêndios, como no caso de dispositivos que superaquecem por estarem em locais sem ventilação adequada. Além disso, é muito importante que o seu aparelho tenha sido aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), passando por um processo de certificação e homologação que garante a segurança.
Não existem protocolos padrão para incêndios em roteador ou modem. Mas, é possível usar o mesmo procedimento para incêndios em equipamentos eletrônicos. O primeiro passo é interromper o fornecimento de energia elétrica, desligando o disjuntor ou a chave geral (não tente tirar o plugue da tomada). Se isso não for suficiente para acabar com as chamas, o ideal é utilizar um extintor de incêndio da classe C (não jogue água!). Além disso, é importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para evitar acidentes maiores.
Não é recomendável. As operadoras costumam sugerir que o usuário reinicie o roteador periodicamente (uma vez por mês, por exemplo), pois isso ajuda a corrigir pequenas falhas e até lentidão na conexão.
O post É seguro deixar modem ou roteador ligado direto? apareceu primeiro em Olhar Digital.