É verdade que PC gamer pode ser um risco de incêndio? Veja como evitar problemas

Sim, é verdade que seu PC gamer pode ser um risco de incêndio, dependendo das circunstâncias e da baixa qualidade de um componente essencial. Isso ficou comprovado em casos em que usuários tiveram graves prejuízos e viram o fogo pegar, literalmente.

Um dos relatos foi do jornalista da CNET, Ajay Kumar, que descobriu que à medida que demandas de energia para jogos aumentam, casas e apartamentos com fiação e painéis elétricos antigos podem ser uma verdadeira bomba-relógio. Outro sinal de alerta é a escolha errada da fonte de alimentação do PC gamer. Entenda quais são os riscos nesses dois casos e como evitar tais problemas.

Leia mais

2 razões que podem fazer seu PC gamer pegar fogo e gerar incêndio

1. Corrente elétrica antiga

Para quem mora em casa ou apartamento antigos é possível que distorções na corrente elétrica possam ser um problema ao usar um PC gamer. Isso acontece, principalmente, porque as demandas de energia para jogos estão aumentando, enquanto muitas casas e apartamentos continuam com fiação e painéis elétricos desatualizados.

Essa descoberta foi tema de um artigo do jornalista de tecnologia, Ajay Kumar, publicado no CNET (site de notícias e análises sobre o setor). Kumar conta no artigo sobre uma situação que aconteceu com seu próprio PC gamer e suas pesquisas para descobrir a causa do ocorrido.

Muitos dispositivos conectados em um mesmo circuito pode causar incêndio/Shutterstock/WIROJE PATHI

O jornalista relatou que a tomada onde seu PC gamer (uma máquina potente equipada com uma GPU RTX 4090 e um processador Intel Core i9) estava conectado derreteu, assim como o plugue.

Para entender o que poderia ter causado o problema, ele entrou em contato com representantes de fabricantes de PCs, como MAINGEAR, NZXT e Corsair, para verificar o consumo de energia do sistema. Ele suspeitava que a questão estivesse relacionada à demanda energética do PC, que utiliza uma fonte de alimentação Gold-rated de 1300 watts.

Após consultar diversos especialistas, o jornalista descobriu que o problema não estava relacionado à fonte de energia de seu computador.

Seu passo seguinte foi procurar um eletricista. Courtney Hymes, da Kemetic Energies, explicou que este problema foi causado por uma condição elétrica chamada harmônicos. Ele afirmou que essa situação ocorre quando aparelhos como computadores, luzes fluorescentes e outros dispositivos eletrônicos não consomem energia de forma equilibrada no circuito elétrico, gerando ondas de energia irregulares. Essas ondas acabam se acumulando no fio neutro, o que provoca calor excessivo, podendo danificar as instalações elétricas e até causar incêndios.

Portanto, de acordo com o eletricista, é provável que o circuito sobrecarregado, combinado com fiação danificada e acúmulo de detritos, tenham causado alguns arcos elétricos, que provocaram o incêndio elétrico.

Deste modo, Kumar teve certeza de que isso teria sido menos provável de ser um problema em uma casa ou apartamento moderno, já que os disjuntores teriam disparado e, provavelmente, também teria menos poeira.

2. Fonte de baixa qualidade no PC gamer

Computador de mesa que sofreu danos devido a um incêndio ou superaquecimento /Shutterstock Foto Colaborador W wk1003mike

Assim como a placa de vídeo, processador e até mesmo a quantidade de RAM são elementos essenciais para um bom PC gamer, a fonte de alimentação também precisa ter uma ótima qualidade.

Caso contrário, alguns usuários podem sofrer os prejuízos de uma escolha ruim. Isso aconteceu com um gamer que relatou o acontecimento no Reddit. Segundo um artigo da Hardware, ele informou que seu computador pegou fogo e ao questionar na rede sobre o que poderia ter ocorrido, a resposta foi única: fonte de alimentação.

Nesse caso, a fonte usada pelo usuário era de uma marca de baixa qualidade, a Diablotek, que embora tenha preços mais atrativos apresenta muitos relatos de falhas. Dessa forma, o incêndio pode ocorrer, devido a baixíssima potência entregue na linha de 12 volts, essencial para componentes como a placa de vídeo, por exemplo.

PC gamer e risco de incêndios: como evitar problemas elétricos?

Obtenha um circuito dedicado

No caso do jornalista Kumar, a dica que ele aprendeu foi a de ter um circuito dedicado. Segundo os especialistas que consultou, o correto é obter um circuito dedicado de 20A, caso você tenha um equipamento de jogo enorme com vários monitores.

No caso de Kumar, seu eletricista avaliou que o seu PC já havia ultrapassado mais da metade de um circuito padrão de 20A, com o resto sendo consumido por outros dispositivos conectados ao mesmo circuito.

Escolha uma fonte de ata qualidade

Para evitar passar pelo mesmo problema do usuário do Reddit, é melhor fazer uma boa escolha na hora de comprar sua fonte de alimentação. Afinal, não adianta economizar em um componente e perder muito mais depois.

Então, opte por marcas confiáveis, com proteções e tecnologias que garantam a eficiência da sua máquina. Entre as melhores fabricantes de fontes para PC gamer em 2023, segundo o Mercado Livre estão: Corsair, Redragon, GameMax, Cooler Master, EVGA, entre outras.

O post É verdade que PC gamer pode ser um risco de incêndio? Veja como evitar problemas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

10 notícias de tecnologia para você começar o dia (10/01)

Riscos cibernéticos em 2025: o que você precisa saber para não ser pego de surpresa

TikTok planeja fechar aplicativo dia 19 de janeiro, diz jornal