Eclipse e Lua ‘Amassada’ nas Imagens Astronômicas da Semana

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última edição, apresentamos duas imagens fantásticas do eclipse lunar de 7 de setembro. Confiram:

Eclipse Lunar e Burj Khalifa

Créditos: Ahmad Alnaji

A primeira imagem é um fantástico registro do eclipse kunar total. A imagem é uma composição de varias fotos feitas naquela noite e que mostra a Lua passando por trás do Burj Khalifa, o maior edifício do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes. A cor azulada do prédio se deve à iluminação de led ativada no período noturno. Já a cor vermelha da Lua é causada por um fenômeno chamado “dispersão de Raylaeigh”. A atmosfera da Terra dispersa a componente azul da luz branca o Sol e deixa passar a luz de tons mais avermelhados. Esse fenômeno é responsável pelo céu azul durante o dia e, quando ocorrem eclipses lunares, são os raios avermelhados que atravessam a atmosfera terrestre que atingem, e tingem, a superfície da Lua, proporcionando imagens belíssimas como essa. 

Original em: https://www.linkedin.com/posts/ahmad-alnaji-1809089b_yesterday-we-have-witnessed-one-of-the-rarest-activity-7370696807116525568-xHRH

Eclipse Lunar visto do Espaço

Créditos: Zena Cardman-NASA

Já a segunda imagem mostra o eclipse de um ponto de vista diferente. Essa foto incrível foi feita pela astronauta norte-americana Zena Cardman, a partir da Estação Espacial Internacional. Na imagem, além da sombra do nosso planeta começando a escurecer a superfície da Lua, é possível ver também a atmosfera da Terra azulada pelo efeito da dispersão de Rayleigh, e uma curiosa distorção no formato da Lua. Essa distorção é provocada pelas diferenças na densidade das camadas atmosféricas que a luz da lua atravessa. Quanto mais denso o meio, maior o efeito da refração que desvia suavemente os raios de luz. Por isso, a metade da Lua que está mais à direita na imagem, praticamente não sofre distorção, enquanto o lado esquerdo, parcialmente mergulhado atrás da borda da atmosfera, aparece mais achadato devido aos efeitos da refração (mais detalhes aqui).

Original em: https://x.com/zenanaut/status/1965103852438306993/photo/1

O post Eclipse e Lua ‘Amassada’ nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Físico brasileiro é premiado pela Academia Mundial de Ciências

Saturno, a Jóia do Sistema Solar

Confira o Olhar Digital News na íntegra (15/09/2025)