Eclipse solar mais longo do século transformará o dia em noite durante 6 minutos em 2027

O dia vai virar noite em 2 de agosto de 2027, quando acontecerá o eclipse solar total mais longo do século, promovendo um dos maiores espetáculos astronômicos dos últimos anos. Nesta data, a luz do Sol ficará coberta pela Lua por cerca de 6 minutos e 22 segundos, de acordo com o Space.com.

Será o eclipse de maior duração desde 1991 e não há nenhum outro tão longo previsto para acontecer até o final do século XXI. Ele só deverá ser superado em relação a este quesito por um fenômeno astronômico do tipo no dia 3 de junho de 2114.

O dia vai escurecer durante mais de 6 minutos no eclipse solar total de longa duração de 2027. (Imagem: Getty Images)

Onde o eclipse solar total de 2027 será visível?

A faixa de totalidade deste evento será mais longa do que o normal, alcançando cerca de 258 km de largura e se estendendo por mais de 15.000 km sobre a superfície terrestre. Ela cobrirá uma área de aproximadamente 2.500.000 km², passando por partes da Europa, África e Oriente Médio.

  • Cálculos feitos por astrônomos indicam que o céu vai escurecer durante o dia em áreas da Espanha, Gibraltar, Argélia, Marrocos, Líbia, Egito, Tunísia, Sudão, Iêmen, Arábia Saudita, Somália e Território Britânico do Oceano Índico;
  • Em alguns desses lugares, o evento terá duração menor, de pouco mais de 4 minutos, com o tempo máximo previsto para a região de Luxor, no Egito;
  • Na maioria das áreas, o fenômeno ocorrerá entre o final da manhã e o início da tarde, lembrando que as condições climáticas podem afetar a visibilidade;
  • O eclipse solar com mais de 6 minutos de duração não será visível no Brasil, nem mesmo de maneira parcial.

Fatores como a Terra no afélio, seu ponto mais distante em relação ao Sol, fazendo-o se parecer menor no céu, e a Lua no perigeu, sua distância mais próxima do planeta, dando a impressão de que ela está maior, tornam o evento ainda mais especial. Outro detalhe é que a sombra formada viajará perto da linha do Equador.

Assim, a sombra da Lua se moverá mais lentamente, prolongando a duração do fenômeno, o que também é comemorado pelos cientistas. Com esse tempo extra, será possível estudar melhor a coroa solar, que geralmente se torna invisível por conta da forte iluminação do astro celeste.

O fenômeno não será visível no Brasil. (Imagem: Getty Images)

Quanto tempo durou o eclipse solar mais longo da história?

Apesar do tempo maior do que o normal, o evento astronômico previsto para agosto de 2027 não será o eclipse do Sol com a maior duração da história. Tal título pertence ao fenômeno ocorrido no dia 15 de junho de 743 a.C., que transformou o dia em noite durante 7 minutos e 28 segundos, conforme estimativas.

Para quem aguarda o evento de 2027 com ansiedade, o calendário da astronomia tem alguns eventos importantes antes disso, começando no próximo dia 21 de setembro com o eclipse solar parcial. Já em 2026, ocorrerá o eclipse solar anular em 17 de fevereiro e o eclipse solar total em 12 de agosto.

E você, tem o costume de acompanhar e tirar fotos dos eclipses do Sol e da Lua? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.

Related posts

Ataque usa famosa plataforma de códigos Nx para roubar credenciais

Trabalhar só quatro dias por semana pode virar realidade com IA, diz CEO da Nvidia

Quer se livrar da faxina? Esses robôs aspiradores fazem o trabalho por você