Home Variedade Economia da China encolheu com política de lockdown

Economia da China encolheu com política de lockdown

by
3 minutes read

A China experimentou no mês de abril uma queda brusca em duas atividades que praticamente sustentam a economia do país: o varejo e a indústria. O culpado da vez foi a nova estratégia de combate contra Covid-19 no país, que incluiu medidas rígidas e diversos períodos de lockdown.

Na prática, com trabalhadores e consumidores em isolamento nas suas casas, as cadeias de abastecimento sofreram graves impactos em vários setores. 

Imagem: Ihor Sulyatytskyy/Shutterstock

Xangai foi um dos centros econômicos mais afetados

Vale lembrar que tudo começou entre março e abril, período em que os principais centros econômicos do país sofreram com medidas restritivas. Xangai talvez tenha sido umas das cidades mais afetadas, o que causou atraso na produção entre várias gigantes do mercado, especialmente no setor de tecnologia.

Como contexto, as vendas no varejo caíram 11,1% em abril em comparação com o mesmo período do ano passado. A maior queda desde março de 2020, segundo os dados da Agência Nacional de Estatísticas.

Leia mais:

Tesla interrompe produção em Xangai, dessa vez por falta de peçasCriança de 13 anos passa 66 dias sozinha em casa enquanto pais ficam presos durante lockdown em XangaiCovid-19: Pequim realiza nova rodada de testes em massa

Produção nas fábricas também caiu

O ritmo de produção nas fábricas também acompanhou a mesma tendência, embora com queda menos acentuada de 2,9% em relação ao ano anterior. Ainda assim, também foi o maior declínio desde fevereiro de 2020 em virtude da paralisação em diversas instalações chinesas.

Analistas de mercado apontam que a situação atual da China pode ser mais difícil de ser superada do que a crise da pandemia, que ganhou força no início de 2020. 

“O resultado final é que, embora o pior já tenha passado, acreditamos que a economia chinesa terá dificuldades para voltar à sua tendência pré-pandemia”, disseram analistas da Capital Economics.

Por fim, a taxa de desemprego urbano no país atingiu a taxa 6,7%, a mais alta desde 2018.

Via: Agência Brasil, Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Economia da China encolheu com política de lockdown apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment