Ecossistema de startups faz Portugal crescer no cenário tecnológico mundial

*Por André Lucena, de Lisboa

“Portugal passou de um país desconhecido para a tecnologia, Lisboa de uma desconhecida capital de tecnologia para completamente o oposto. [Portugal] é efetivamente o mais falado”. Esta afirmação feita por Paddy Cosgrave, CEO e cofundador da Web Summit, destaca o crescimento do país no cenário tecnológico mundial.

Não à toa Lisboa abriga desde 2016 a Web Summit, considerado “o maior evento de tecnologia do mundo” pela Forbes. A edição 2022 acontece entre os dias 1 e 4 de novembro e terá cobertura in loco do Olhar Digital.

Leia mais:

Querendo sair do país? Portugal agora tem visto para trabalho remotoBerlim supera traumas da Guerra e se torna referência em tecnologiaVale do Silício? Toronto é o centro de tecnologia que mais cresce nas Américas

Serão mais de 70 mil participantes de 160 países, 2.000 startups, 2.500 jornalistas, 1.000 investidores e 900 palestrantes. “O evento é um grande conclave dos sumos sacerdotes da indústria de tecnologia”, publicou o jornal americano New York Times. Jornalistas de veículos como Wall Street Journal, Bloomberg, Financial Times, Forbes, CNN Business, CNBC, The Verge e CNET estarão presentes na conferência.

“Lisboa é certamente o tipo de cidade mais comentada do mundo para pessoas que abrem empresas, que investem em criptomoedas e o volume de pessoas que se mudaram para cá tem sido incrível”, acrescentou Cosgrave.

Ecossistema de startups

Lisboa inaugurou na última quinta-feira (27) a Fábrica de Unicórnios. Situado no Hub Criativo do Beato, o projeto foi um compromisso eleitoral do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e teve investimento de 8 milhões de euros (cerca de R$ 41,5 milhões).

O local conta com o apoio de 30 empresas e 20 investidores, entre eles o Google. Moedas afirmou durante a inauguração que a única maneira de Portugal crescer é apostando em tecnologia, ciência e inovação. Ele também destacou que é importante que o mundo digital tenha um espaço físico, uma plataforma de programas e hubs que ofereçam a possibilidade de desenvolvimento de parcerias.

Inscrições para o Web Summit em Lisboa foram encerradas devido ao recorde de público. Imagem: rfranca/Shutterstock

Presença recorde do Brasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) anunciou que 60 startups e 20 empresas inovadoras participarão do pavilhão “Brasil Inovador” na Web Summit – o que representará a maior participação brasileira no evento. De acordo com agência, o espaço de 225 metros quadrados contará com um palco e terá “‘pitches’ de startups, sessões com investidores, happy hours, e espaços para produção de podcasts e experiências interativas que utilizarão tecnologias brasileiras”.

A participação do Brasil na Web Summit “integra o Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), que desenvolve ações para elevar o perfil do Brasil junto dos ecossistemas estrangeiros de inovação, promovendo, entre outros aspetos, a identificação de parcerias, a atração de investimentos e o apoio à internacionalização de startups”, completou o comunicado divulgado pela ApexBrasil.

A missão dos empreendedores brasileiros em Portugal é uma iniciativa promovida pela Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Sebrae, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), com o apoio de outras instituições brasileiras.

A Web Summit também realiza anualmente uma edição no Rio de Janeiro, além da Collision em Toronto, no Canadá, e da RISE em Hong Kong.

Google, Microsoft, Siemens, Huawei, AWS e Mercedes-Benz são algumas das gigantes que participarão da Web Summit em Lisboa 2022. Entre os palestrantes, nomes como o de Lisa Jackson, Vice-presidente de Iniciativas Ambientais da Apple; Amrapali Gan, CEO do Only Fans; Alessandro Del Piero, ex-jogador da seleção italiana de futebol e atual Embaixador Global de Marca da Socios.com; Mykhailo Fedorov, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Transformação Digital no Governo da Ucrânia; Will Farrell, Chefe de Segurança do TikTok; Javier Tebas, presidente da LaLiga, entre outros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Ecossistema de startups faz Portugal crescer no cenário tecnológico mundial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Apple contrata chefe de IA do Gemini para salvar Siri

Galaxy S24 Ultra, Smart TV Philco e mais com até 70% OFF Pix Day do Mercado Livre; aproveite

Microsoft lança mais um suéter feio e nostálgico para o Natal