Eleições 2022: dois em cada cinco brasileiros acreditam que urna eletrônica pode ser hackeada

Este ano, as eleições acontecerão em 2 de outubro, e os brasileiros votarão no primeiro turno para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Nas regiões com segundo turno, os brasileiros também votarão no dia 30 de outubro.

E a Avast, empresa global de segurança fez uma pesquisa online e colheu a opinião dos brasileiros sobre a segurança do sistema de votação eletrônica no Brasil e das Eleições 2022.

Leia mais:

Eleições 2022: Como emitir o e-Título e usá-lo nas votaçõesEleições 2022 são marcadas por deepfake; saiba como identificarComo conferir o Boletim de Urna das Eleições 2022 pela internet?

De acordo com a análise, 96% dos brasileiros dizem que vão votar nessas eleições. E em relação à segurança do sistema de votação eletrônica, dois em cada cinco entrevistados brasileiros (40%) afirmaram que acreditam que o sistema de votação eletrônica pode ser hackeado. 

Quando questionados sobre a possibilidade de ataques cibernéticos contra partidos e candidatos políticos nas eleições de 2022, 74% dos brasileiros dizem que isso pode acontecer. 

Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock

Além disso, 56% dos entrevistados relataram que uma violação de dados de um partido político ou candidato poderia afetar os resultados das eleições, e 35% dos brasileiros acreditam que “talvez” possa afetá-lo.

“Os danos online se expandiram além das questões de segurança para incluir ameaças sérias, com o potencial de alterar os resultados das eleições. Por um lado, os invasores podem atacar os sistemas de votação eletrônica, colocando em risco a privacidade e a liberdade digital das pessoas. Por outro lado, os políticos podem se tornar alvos de ciberataques, influenciando como o público os percebe”, afirma Javier Rincón, diretor regional para a América Latina da Avast. 

“Apenas pouco mais da metade dos brasileiros estão confiantes na segurança das urnas eletrônicas no Brasil. No entanto, a maioria não descarta o impacto nos resultados das eleições devido a um ataque cibernético ocorrido contra um partido ou candidato político e, consequentemente, com a violação de seus dados”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Eleições 2022: dois em cada cinco brasileiros acreditam que urna eletrônica pode ser hackeada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Descubra 10 consequências de treinar muito pesado em academia

Controle da TV Samsung não funciona? Veja como consertar

Netflix: lançamentos da semana (22 a 28 de dezembro)