Eleições 2022: Meta remove 600 mil posts de ódio relacionados ao pleito

A Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook, anunciou ter removido mais de 600 mil publicações relacionadas às Eleições 2022 que continham violência ou discurso de ódio. As informações são do relatório “Dando transparência ao trabalho da Meta para proteger a eleição brasileira de 2022”. 

De acordo com a empresa, as publicações foram removidas entre 16 de agosto e 2 de outubro, ou seja, não contempla a campanha eleitoral para o segundo turno das eleições.  

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A Meta criou um “Centro de Operações para Eleições” com intuito de acelerar as respostas à possíveis ameaças no Instagram e Facebook. O projeto conta com inteligência artificial treinada em português e análise humana feita por mais de 40 mil especialistas em “ciência de dados, políticas públicas, direito, segurança, moderação de conteúdo e engenharia”. 

“Graças ao aprendizado de máquina (‘machine learning’), nossa tecnologia nos ajuda a identificar posts com alta probabilidade de violar nossas políticas para reduzir sua distribuição e, se for o caso, removê-los”, explica. 

“Um exemplo em que esse mecanismo foi aplicado no fim de semana do primeiro turno inclui alegações falsas de que ‘urnas tinham votos pré-registrados’”, contou a empresa.  

Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock

Aproximadamente 290 mil publicações removidas foram consideradas como discurso de ódio, promovendo preconceitos, como ataques xenofóbicos. Outras 310 mil foram enquadradas como incitação à violência, por exemplo, posts pedindo que eleitores fossem às urnas levando armas.  

“Em 2 de outubro, antes mesmo do fim da apuração dos votos, detectamos mensagens que atacavam a população do Nordeste e removemos conteúdos que violam nossas regras”, afirmou a Meta. 

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