Elétricos têm alta nas vendas nos EUA e, sem Tesla, Ford e Hyundai dominam

O boom de carros elétricos ainda não passou e, só nos Estados Unidos, o número de vendas no terceiro trimestre deste ano aumentou em 98% em relação ao mesmo período de 2022. Apesar de algumas grandes empresas do setor não divulgarem dados por país ou região, como a Tesla, as 19 marcas que revelam esses números separadamente venderam cerca de 130 mil unidades em apenas três meses.

As marcas são Audi, BMW, a divisão de vans de entrega BrightDrop da General Motors, Cadillac, Chevrolet, Ford, Genesis, GMC, Hyundai, Kia, Lexus, Mazda, Mercedes-Benz, Nissan, Porsche, Subaru, Toyota, Volkswagen e Volvo.

Leia mais:

Números mostram: BYD e Tesla dominam o setor de elétricos em 2023Entrevista: o que falta para o mercado de carros elétricos decolar no Brasil?iCloud Drive: o que é e como entrar

Números de vendas de elétricos, sem a Tesla

Os dados foram levantados pelo site Inside EVs.Sem contar a Tesla (que não divulga dados específicos dos Estados Unidos), a Ford foi a montadora que mais vendeu carros eletrificados no país. Foram 20.962 unidades vendidas.Em segundo lugar, a Hyundai vendeu 16.738 unidades, sem contar os números da divisão Kona Electric.O terceiro lugar ficou com a Chevrolet, com 15.872 unidades vendidas, em sua maioria da linha Bolt, que serão descontinuadas em breve.Em seguida, a BMW emplacou 13.079 unidades vendidas, a Mercedes-Benz, 10.424, e a Kia, 10.016.Vale lembrar que os números são relativos ao terceiro trimestre deste ano, que compreende os meses de julho, agosto e setembro.

Chevrolet Bolt EUV teve importante participação nos números da montadora, mas será descontinuado em breve (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

2023 para os elétricos

Já considerando o ano inteiro (de janeiro de 2023 até setembro, quando o último relatório trimestral foi divulgado), o ranking de marcas que mais venderam muda: a Chevrolet fica em primeiro lugar, com 49.531 modelos vendidos e a Ford em segundo, com apenas pouco menos, 46.671 vendas. Isso significa que o quarto e último semestre do ano será competido entre as duas montadoras.

Em terceiro vem a Hyundai, com 33.624. Depois, BMW, com 31.043; Mercedes, com 29.691 e Volkswagen, com 27.155.

Ainda, as vendas da Rivian nos Estados Unidos são desconhecidas, mas, segundo o site Automotive News, a empresa tem uma participação significativa, com 30.240 modelos saindo das lojas.

BYD é líder na venda de elétricos mundialmente (Foto: BYD/Divulgação)

O que isso significa?

Com o crescente número de modelos elétricos sendo vendidos, 2023 consolidou esse setor e mostrou a importância das marcas correrem atrás, o que refletiu também na participação das empresas no ranking.

As montadoras que apareceram no ranking representam, sozinhas nos EUA, mais de 316 mil vendas, 94% a mais do que o período no ano passado. A tendência é que, com mais modelos entrando na competição, outras marcas passem a integrar a participação no setor, forçando todas a se tornarem mais competitivas.

Vale relembrar que a Tesla e a BYD não divulgaram números específicos, mas detém o setor mundialmente.

O post Elétricos têm alta nas vendas nos EUA e, sem Tesla, Ford e Hyundai dominam apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Cibercriminosos intensificam ataques no fim de ano com golpes de Natal

Protótipo de ‘carro voador’ de startup da Embraer realiza voo inaugural

Vírus invade sistemas via apps piratas e vídeos do YouTube