Home Variedade Elf e Xuan: robôs chineses impressionam com expressões realistas

Elf e Xuan: robôs chineses impressionam com expressões realistas

by Fesouza
3 minutes read

As imagens do rosto de um robô humanoide chinês capaz de demonstrar uma ampla gama de expressões faciais viralizaram nas redes sociais, na última semana, devido ao alto grau de realismo. A máquina foi desenvolvida pela startup AheadForm.

Segundo a empresa, uma combinação de algoritmos avançados de IA com tecnologia de atuação biônica é responsável pelos movimentos que representam emoções autênticas e realistas, impressionando quem viu o vídeo no YouTube. A demonstração confirma como a imitação humana se desenvolve rapidamente no campo da robótica.

Robôs agindo como humanos

Para aprimorar a interação entre humanos e robôs, a companhia sediada em Hangzhou criou uma série de humanoides ultrarrealistas denominada “Elf”, em referência aos seres mitológicos. O rosto mostrado no vídeo é usado em algumas versões que fazem parte da linha.

  • Os humanoides da marca se destacam pelas características faciais expressivas, movimentos dos olhos e falas sincronizadas, agindo de maneira semelhante às pessoas;
  • A empresa afirma que os modelos são capazes de transmitir emoções e até entender pistas não verbais de humanos com os quais interagem;
  • Esses movimentos sutis e diferenciados, como os demonstrados no vídeo, são resultado de um motor sem escovas projetado para fornecer controles faciais precisos;
  • Com operação ultrassilenciosa, o motor também apresenta alta capacidade de resposta, design compacto e leve, além de ter um baixo consumo de energia, aumentando a autonomia do equipamento.

No vídeo viral, a cabeça robótica humanoide olha ao redor, observando o ambiente com uma expressão interrogativa. Ela se movimenta de um lado para o outro, balança parecendo concordar com algo e seus olhos piscam de maneira realista.

A startup também divulgou uma segunda gravação mostrando o modelo “Xuan”, robô humanoide parecido com um elfo, de corpo inteiro. Ela afirma que a máquina percebe o mundo ao redor, se comunica com as pessoas e aprende de maneira inteligente a partir de suas observações e interações.

Previsões para o futuro da robótica

De acordo com o fundador da AheadForm, Hu Yuhang, os humanoides apresentados agora são apenas um dos primeiros passos da tecnologia. Ele ressalta que desenvolver esse tipo de máquina não é fácil, mas acredita que os robôs estarão em um estágio avançadíssimo nos próximos anos.

“Em 10 anos, poderemos interagir com robôs e sentir que eles são quase humanos. Talvez em 20 anos, eles poderão andar normalmente e realizar algumas tarefas como uma pessoa”, previu o executivo, em entrevista ao site South China Morning Post no ano passado.

Cabe destacar que o foco da indústria, no momento, é a produtividade. Diversas empresas estão investindo na área, priorizando humanoides com capacidade de realizar trabalhos braçais, como é o caso da Tesla, que podem ser úteis em fábricas, atuando como assistentes ou substituindo os humanos.

Por isso, robôs que imitam expressões de personalidade humanidade podem demorar um pouco mais para ganhar espaço, como sugeriu Yuhang, embora mais empresas estejam avançado em pesquisas neste segmento.

E você, acredita que os robôs humanoides se tornarão capazes de oferecer interações mais naturais e envolventes, como se fossem pessoas? Comente nas redes sociais do TecMundo.

You may also like

Leave a Comment