Após as informações que surgiram na semana passada sobre o fim do projeto do supercomputador de inteligência artificial da Tesla, chamado Dojo, e a dissolução da equipe responsável, Elon Musk, CEO da companhia, veio a público confirmar o que já estava sendo reportado.
Em postagem no X (Twitter), Musk explicou que o Dojo 2 tornou-se “um beco sem saída evolutivo” e que o desenvolvimento do chip D2 foi arquivado.
A nova estratégia concentra todos os recursos nos chips AI5 — voltado para o sistema de assistência ao motorista FSD — e AI6, projetado tanto para direção autônoma e robôs humanoides quanto para treinamento de IA em larga escala. Os dois são produzidos, respectivamente, pela TSMC e pela Samsung.

Leia Mais:
- Tesla está treinando uma direção totalmente autônoma, segundo Musk
- Tesla perde clientes fiéis após apoio político de Elon Musk
- Condenação bilionária vai atrapalhar planos da Tesla com seus robotáxis
Foco da montadora em novos chips
- Musk afirmou que manter dois projetos de chips muito diferentes não faz sentido e que, para reduzir custos e a complexidade de cabeamento, a Tesla deve adotar placas que integrem múltiplos chips AI5/AI6, solução que ele apelidou de “Dojo 3”.
- Lançado em 2019 como peça-chave para alcançar autonomia total em veículos e desenvolver robôs humanoides, o Dojo já vinha perdendo destaque desde 2024.
- Na época, Musk começou a promover o supercluster Cortex, planejado para a sede da Tesla em Austin — cujo status atual permanece incerto.

Tesla ainda luta para recuperar resultados
A mudança ocorre em um cenário de queda nas vendas de veículos elétricos da Tesla, desgaste da marca por polêmicas envolvendo Musk e pressão para mostrar avanços concretos na autonomia, especialmente após o lançamento limitado e conturbado de robotáxis em Austin no ano passado, marcado por incidentes de direção problemáticos.
Apesar disso, a montadora recebeu na semana passada a aprovação regulatória que precisava para operar seu serviço de robotáxis no Texas.

O post Elon Musk confirma: projeto de supercomputador da Tesla acabou apareceu primeiro em Olhar Digital.