Elon Musk declarou guerra à OpenAI – e agora tem aliados

A OpenAI, criadora do ChatGPT, enfrenta crescente oposição à sua proposta de deixar de ser uma organização sem fins lucrativos para facilitar a captação de investimentos. As informações são do Washington Post.

Uma coalizão diversa — incluindo defensores do consumidor, acadêmicos, ex-funcionários da empresa, grupos trabalhistas e até Elon Musk — questiona a mudança, alegando que ela comprometeria a missão original de beneficiar a humanidade.

O grupo enviou um documento aos procuradores-gerais da Califórnia e de Delaware.

A carta pedia às autoridades estaduais que bloqueassem a iniciativa da OpenAI, argumentando que isso removeria uma tecnologia poderosa da supervisão de seu conselho sem fins lucrativos, cuja tarefa é beneficiar a humanidade, e não buscar lucros.

Essa reestruturação, que precisa ser aprovada pelo procurador-geral da Califórnia, transferiria parte dos ativos da OpenAI para uma nova entidade sem fins lucrativos, enquanto o controle da tecnologia ficaria com a versão lucrativa da empresa.

Os críticos argumentam que isso desvia recursos públicos para fins privados e poderia abrir um precedente perigoso.

Leia mais:

Reestruturação bilionária da empresa de IA levanta alertas sobre segurança, ética e o poder de gigantes da tecnologia – Imagem: Vitor Miranda / Shutterstock

Segurança em segundo plano

  • Musk, que ajudou a fundar a OpenAI e saiu após disputas de controle, entrou com um processo judicial para impedir a mudança.
  • Embora os demais opositores não se alinhem diretamente a ele, compartilham preocupações similares sobre a priorização do lucro em detrimento da segurança e da responsabilidade social.
  • A OpenAI foi fundada como uma organização sem fins lucrativos em 2015, com um estatuto que afirma que sua missão é desenvolver IA capaz de realizar tarefas humanas e garantir que a tecnologia beneficie a humanidade como um todo.

OpenAI defende mudança

A OpenAI afirma que a nova estrutura manterá o compromisso com o bem público e permitirá mais investimentos para competir com gigantes como Google e Microsoft.

Porém, os críticos veem o plano como um afastamento da missão original e um risco ao modelo de confiança das organizações sem fins lucrativos.

Coalizão pede bloqueio de mudança que pode comprometer os princípios fundadores da organização (Imagem: jackpress / Shutterstock.com)

O post Elon Musk declarou guerra à OpenAI – e agora tem aliados apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Qual é o melhor: Gemini ou ChatGPT?

Brasil e México fecham acordos para vacinas de RNA e regulação sanitária

Quina 6812: veja resultado de hoje, quinta-feira (28)