Elon Musk diz que outras montadoras não desejam o FSD, um modo de direção autônoma da Tesla

O FSD (Full Self-Driving) é um sistema avançado desenvolvido pela Tesla para dar assistência ao motorista, possibilitando que o veículo dirija sozinho em diversas situações. Durante anos, o cofundador e CEO da empresa, Elon Musk, afirmou que montadoras licenciariam o produto da empresa. Porém, ele admitiu recentemente que isso não acontecerá.

Por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), o executivo admitiu que as empresas não desejam licenciar o sistema da Tesla.

“Tentei avisá-los e até me ofereci para licenciar o FSD da Tesla, mas eles não querem! Que loucura… Quando as montadoras tradicionais entram em contato, ocasionalmente discutem timidamente a implementação do FSD para um programa minúsculo daqui a 5 anos, com requisitos inviáveis para a Tesla, então é inútil”, escreveu Musk.

A tese do executivo para acreditar no licenciamento do FSD era a de que a empresa não funcionava apenas como uma montadora de veículos, mas sim uma companhia de IA e robótica. Ele acreditava que a liderança da Tesla rumo à autonomia era muito grande e isso faria com que as empresas não tivessem outra alternativa senão licenciar o FSD para sobreviver no mercado.

O sistema era uma das grandes aposta da empresa para o futuro em diversos veículos
(Imagem: Jose Gil/Shutterstock)

Leia mais:

Possíveis negociações ocorridas

A primeira vez em que Musk se pronunciou sobre possíveis negociações para o licenciamento do sistema foi no início de 2021, durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2020. O executivo afirmou que havia tido “discussões preliminares” com montadoras. 

O magnata da tecnologia se mostrou otimista em diversos momentos
(Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock)

Ao longo dos anos, ele seguiu alimentando especulações. Em 2023, por exemplo, ele chegou a fazer uma publicação afirmando estar “feliz em licenciar o Autopilot/FSD ou outras tecnologias da Tesla” para concorrentes. 

O auge das especulações ocorreu em abril de 2024, quando ele disse que a Tesla estava negociando com uma grande montadora e que o acordo poderia ser fechado no mesmo ano. 

A empresa precisa lidar com questões jurídicas devido à falhas
(Imagem: mundissima / Shutterstock.com)

Tesla vem sendo investigada por falhas graves no FSD

Um ponto que muito provavelmente pode ter atrapalhado ainda mais as negociações é que a empresa vem enfrentando uma investigação da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA – sigla em inglês) sobre dezenas de casos nos quais veículos com o software FSD invadiram faixas erradas e avançaram sinais vermelhos, resultando em acidentes e deixando feridos.

O post Elon Musk diz que outras montadoras não desejam o FSD, um modo de direção autônoma da Tesla apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Governo dos EUA emite alerta sobre vírus no WhatsApp

Bateria absurda de 15.000 mAh para smartphones já está em fase de testes

Steam inicia sua primeira promoção de Black Friday com descontos de até 90%