Em 2021, Elon Musk apresentou uma das suas mais audaciosas apostas no mundo da tecnologia: a Neuralink, uma sociedade comercial neurotecnológica cofundada por ele em parceria com outros oito empresários, projetou um chip para ser implantado em cérebros humanos e servir como interface com máquinas.
Após testar em porcos e macacos, Elon Musk diz que Neuralink vai começar a implantar chips cerebrais em seres humanos dentro de seis meses. Imagem: Goodread Bio/Flickr
Polêmica, a tecnologia, que ainda está em fase de testes, foi demonstrada primeiramente em porcos e, depois, chegou a ser implantada em macacos, gerando cada vez mais controvérsias entre neurocientistas e pesquisadores.
No fim do ano passado, em entrevista ao The Wall Street Journal, o bilionário afirmou que o momento de implantar os chips que têm o tamanho de uma moeda em humanos estaria próximo.
E parece que esse momento chegou. Nesta quarta-feira (30), em entrevista à agência de notícias Reuters, o empresário sul-africano disse que um dispositivo desenvolvido pela Neuralink deve começar testes clínicos em humanos em seis meses. Uma de suas primeiras aplicações direcionadas, segundo Musk, é restaurar a visão.
Leia mais:
Chip implantado no cérebro é capaz de ler pensamentos Implante cerebral é capaz de reverter sintomas de Parkinson Implante cerebral permite que homem com paralisia total se comunique e peça comida
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Elon Musk quer implantar chips cerebrais em humanos dentro de seis meses apareceu primeiro em Olhar Digital.