Elon Musk quer implantar chips cerebrais em humanos dentro de seis meses

Em 2021, Elon Musk apresentou uma das suas mais audaciosas apostas no mundo da tecnologia: a Neuralink, uma sociedade comercial neurotecnológica cofundada por ele em parceria com outros oito empresários, projetou um chip para ser implantado em cérebros humanos e servir como interface com máquinas. 

Após testar em porcos e macacos, Elon Musk diz que Neuralink vai começar a implantar chips cerebrais em seres humanos dentro de seis meses. Imagem: Goodread Bio/Flickr

Polêmica, a tecnologia, que ainda está em fase de testes, foi demonstrada primeiramente em porcos e, depois, chegou a ser implantada em macacos, gerando cada vez mais controvérsias entre neurocientistas e pesquisadores.

No fim do ano passado, em entrevista ao The Wall Street Journal, o bilionário afirmou que o momento de implantar os chips que têm o tamanho de uma moeda em humanos estaria próximo.

E parece que esse momento chegou. Nesta quarta-feira (30), em entrevista à agência de notícias Reuters, o empresário sul-africano disse que um dispositivo desenvolvido pela Neuralink deve começar testes clínicos em humanos em seis meses. Uma de suas primeiras aplicações direcionadas, segundo Musk, é restaurar a visão.

Leia mais:

Chip implantado no cérebro é capaz de ler pensamentos Implante cerebral é capaz de reverter sintomas de Parkinson Implante cerebral permite que homem com paralisia total se comunique e peça comida

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk quer implantar chips cerebrais em humanos dentro de seis meses apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Panelas antiaderentes são perigosas? Entenda os possíveis problemas causados pelo teflon

Qual a diferença entre reduzir, reciclar, reutilizar e reaproveitar?

Pesquisadores desvendam elo perdido da comunicação quântica; entenda