Elon Musk quer que Tesla construa sua própria fábrica de chips

Elon Musk obteve uma grande vitória após os acionistas da Tesla aprovarem um megapacote de remuneração avaliado em quase US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,3 trilhões). A quantia é a maior já paga a um líder corporativo.

Com a decisão, que amplia o poder do empresário sobre a companhia, o sul-africano divulgou seus novos planos para a montadora de veículos elétricos. Um deles prevê a construção de uma fábrica de chips semicondutores própria.

Fabricante de veículos elétricos pode construir fábrica de chips no futuro (Imagem: GuoZhongHua/Shutterstock)

Bilionário quer garantir o sucesso de projetos futuros da empresa

Musk abordou o assunto durante reunião anual de acionistas da Tesla nesta quinta-feira (6). Ele afirmou que a empresa provavelmente precisará construir uma fábrica de semicondutores “gigantesca” para acompanhar suas ambições de inteligência artificial e robótica.

Atualmente, a demanda da companhia é suprida por fabricantes de chips como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e Samsung. O bilionário chegou a dizer que também considera fechar uma nova parceria com uma empresa de chips dos Estados Unidos.

Ideia foi apresentada pelo bilionário durante reunião de acionistas da empresa (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

No entanto, destacou que isso pode não ser o suficiente para garantir que os planos da Tesla para o futuro saiam do papel. “Não consigo ver outra maneira de chegar ao volume de chips que estamos procurando”, disse ele se referindo à proposta de construção de uma fábrica própria.

Leia mais

Chips próprios garantiriam sucesso dos projetos futuros da Tesla, segundo Musk (Imagem: IM Imagery/Shutterstock)

Fábrica atenderia demanda de chips da Tesla

  • De acordo com Musk, a capacidade inicial de uma fábrica própria da Tesla chegaria a 100 mil wafers por mês e, eventualmente, aumentaria para 1 milhão.
  • Um wafer é uma fina fatia circular de material semicondutor, geralmente silício, que serve como base para a criação de diversos chips eletrônicos, como microprocessadores.
  • Para efeito de comparação, a TSMC diz que sua capacidade anual de produção atingiu 17 milhões em 2024, cerca de 1,42 milhão de wafers por mês.
  • As informações são da CNBC.

O post Elon Musk quer que Tesla construa sua própria fábrica de chips apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Brasil é ‘extremamente relevante’ para a OpenAI, afirma Sam Altman

Bazaar: Amazon lança app para produtos ‘baratinhos’

Michael: Veja trailer, data e tudo sobre filme de Michael Jackson