A empresa americana de mobilidade Lyft anunciou uma parceria com a gigante chinesa Baidu para lançar robotáxis elétricos em toda a Europa a partir de 2026. O projeto começará pela Alemanha e pelo Reino Unido, utilizando o modelo autônomo RT6 da Baidu, e ainda depende de aprovações regulatórias.
Essa iniciativa marca a estreia da Baidu no mercado europeu de veículos autônomos e a primeira expansão internacional da Lyft, que acaba de adquirir o app europeu FreeNow por US$ 200 milhões. Com a compra, a Lyft ganha acesso a operações em mais de 180 cidades em nove países europeus.
Leia mais:
- 5 melhores celulares para motoristas de Uber e 99 em 2025
- Uber e Baidu se unem para lançar robotáxis fora de EUA e China
- Tesla estreia serviço de robotáxis nos EUA com tarifa fixa
Detalhes da parceria
- Na parceria, a Lyft ficará responsável pela plataforma, atendimento ao cliente e logística da frota, enquanto a Baidu fornecerá os veículos autônomos e sua expertise tecnológica.
- O Reino Unido pretende liberar o serviço para passageiros pagantes já na primeira metade de 2026.
- Outras empresas como Uber e Wayve também se preparam para entrar no mercado assim que a legislação permitir.
Mercado de robotáxis: cada vez mais acirrado
A movimentação da Lyft responde à crescente pressão competitiva, especialmente diante da Uber, que já firmou parcerias com empresas como Waymo, WeRide e Momenta, e também mira o mercado europeu de robotáxis para os próximos anos.
A Baidu, por sua vez, opera o serviço Apollo Go em mais de 15 cidades, com uma frota de mil veículos e mais de 11 milhões de viagens realizadas. A aliança com a Lyft representa seu primeiro passo comercial no continente europeu.
O post Em 2026, os robotáxis vão chegar na Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.